Ser Positivo: “Deixar o Negativismo”

bnm

Anteriormente já te tinha falado no processo de ser positivo e adotar uma vida positiva. Uma parte desse processo é sem duvida combater o negativismo, visto que este não nos leva a lado nenhum. Então segue estes passos e elimina o negativismo da tua vida Agora!

Em primeiro lugar quero que identifiques os teus pensamentos negativos automáticos, para livrares-te deles, não esquecendo que eles impedem uma perspectiva mais positiva para a tua vida, precisas de te tornar mais consciente dos teus pensamentos negativos automáticos. Quando os reconheces eles e tu estás em posição de ordenar para eles saírem da tua mente. Mas o que é um pensamento negativo automático? Deixo-te aqui um exemplo.

“Vai correr mal”

O pensamento é automático porque é a tua reacção inicial ao ouvir algo que terás de fazer e não estavas à espera como por exemplo uma prova ou teste .

Em segundo lugar deverás de questionar os teus pensamentos negativos, mesmo que tenhas passado a maior parte da tua vida a pensar dessa maneira, isso não te impede de pensares positivo e quereres ser uma pessoa mais positiva. Sempre que tiveres um pensamento negativo, principalmente automático, para e pensa se ele é verdadeiro, porque existem muitos que não o são.

Outro ponto que também é importante é a substituição dos pensamentos negativos por positivos, quando estivveres confiante de que podes identificar e contrariar os pensamentos negativos estarás pronto para fazeres escolhas sempre positivas. Não significa que tudo na vida tem de ser positivo, também é normal termos outras emoções.No entanto, é possível trabalhar no campo da positividade para substituir os padrões de raciocínio diários e que não contribuem em nada. Deixo-te aqui um pequeno truque

Usa o poder das perguntas! Pergunta-te mesmo e a tua mente irá te responder, mas pergunta apenas perguntas que direccionem o foco da mente para pensamentos positivos

Depois desse processo vem outro passo  este que eu chame-o de Minimização de influencias externas, ou seja , todas as influências provenientes de filmes ou jogos mais violentos que poderão ou não influenciar a tua atitude. Tente minimizar essas influências e passar mais tempo a fazer outras actividades que não lhe provoquem esse tipo de pensamentos.

Agora chegamos a uma fase que eu chamo-a de Filtros e Filtragem, o primeiro filtro que deixo aqui é o “8 ou 80”. Tipicamente conhecido por todos nós e por todas as gerações, neste tipo de mentalidade o que encontras é ou não é  e não existe nenhum meio termo. Como evitar este tipo de pensamento? Começa por aceitar outras maneiras de ver a vida, e não pensar em dois resultados (um positivo e um negativo) , faz uma lista de todos os resultados possíveis, ou seja, faz uma lista de prós e contras no teu diário, falado anteriormente, com esta pequena ajuda verás que as coisas não são assim tão más como parecem!

Chegamos agora ao segundo filtro que eu lhe chamo pensamento filtrado, ou seja, isto aplica-se a todos aqueles que preferem apenas ver um lado das situações que ocorrem nas suas vidas, falando obviamente do lado negativo. Mas se olharmos bem para as diversas situações todas elas tem um lado positivo e um menos bom, mas não nos devemos focar apenas no lado negativo. Se olharmos só e somente para o lado negativo nunca veremos o lado positivo das situações. Deixo-te aqui um exemplo prático:

“Recebeste um teste e tiveste uma nota de 8 valores e com essa mesma nota tinhas um comentário do teu professor a dizer que tinhas melhorado bastante desde o último teste.

Este filtro  poderá fazer com que encares esta nota de forma negativa e que ignores o facto do teu professor te ter elogiado o teu trabalho que vens a demonstrar.

Continuando com os filtros o próximo é chamado de “Personalizar”. Este filtro é quando as pessoas pensam que são culpadas por tudo o que fazem. Caso este tipo de pensamento for longe demais, estas pessoas tenderam a pensar que ninguém gosta delas ou que não querem passar tempo com elas. Deixo-te aqui uma situação para reflectires sobre a forma como ás vezes levamos as coisas longe demais:

“A Mariana não sorriu para mim esta tarde. Devo ter feito algo que a chateou”. No entanto, o mais provável é que a Mariana esteja apenas a ter um dia menos bom e o estado de espírito dela não tenha nada a ver comigo.”

Por fim chagamos ao último filtro este que é o “Catastrófico”, este filtro ocorre quando deduzes que o pior que poderá acontecer irá acontecer, por norma estes pensamentos catastróficos estão ligados à ansiedade. Mas podes combater esse traço em ti, e como? Apenas sendo realista e respeitar todos os outros resultados possíveis. Vamos imaginar que ainda não fizeste o teste, o qual ainda estás a estudar para ele, mas já estás a pensar que irás ter uma má nota.

A mentalidade deste tipo de pessoa têm muitas vezes a ver com a sua insegurança, essa é a responsável por  fazer-nos deduzir  que iremos reprovar naquele teste, e criar situações ainda mais graves como por exemplo:

“Devido à má nota que tirei no teste terei de abandonar a faculdade, irei acabar desempregado e a viver à conta de programas sociais”

Se fores realista em relação aos resultados negativos, perceberás que, mesmo que estivesses reprovado num teste, é improvável que estejas reprovado no resto do curso  e que tenhas de abandonar a faculdade.

Este é o último e por vezes necessário, nada melhor que visitar um lugar tranquilo para eliminar os pensamentos negativos e recuperar alguma energia certo?! Faça uma pequena viagem e saía da rotina, muitas pessoas acreditam que passar tempo ao ar livre melhora o humor e ajuda-nos a relaxar também. Se não quiser fazer pequenas viagens e relaxar pode também optar por piqueniques e relaxar também um pouco, ou ir acampar com amigos. O importante é quebrar a rotina e viver o momento e não pensar negativo.

Anúncios

One Comment on “Ser Positivo: “Deixar o Negativismo”

  1. Pingback: Ser Feliz: Positividade – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: