Separações Lidar com sentimentos

 

Nem sempre nos é fácil terminar um relacionamento, independentemente qual seja ele, também não interessa se foste tu a terminar ou não. Muito provavelmente estás a passar por um momento mais emocional ao lidar com o fim deste relacionamento, e nós queremos-te ajudar a lidar com essas emoções.  E neste texto iremos-te ajudar a conseguires-te expressar melhor e a saber lidar com os teus sentimentos.  Vamos começar?

Em primeiro lugar quero que reflitas sobre o teu antigo relacionamento, e a partir desse ponto quero que consideres todas as razões possíveis pela qual o relacionamento chegou ao fim.  Ao estares a pensar nestas razões que levaram ao fim deste relacionamento, poderá ajudar-te a entender o porquê de seguires em frente e consequentemente evitar que repitas os mesmos erros num relacionamento futuro. Faz algumas perguntas a si mesmo como por exemplo:

  1. Eu contribui para o fim do relacionamento? Se sim, o que fiz?
  2. Eu tenho a tendência de namorar sempre o mesmo tipo de pessoa? Se sim, como são essas pessoas? Elas são boas para mim? Por quê?

Em segundo lugar quero que escrevas sobre os teus sentimentos, pode ser num diário num caderno ou mesmo em folhas soltas, o importante é escreveres sobre os teus sentimentos. No momento em que estiveres a escrever sobre os teus sentimentos deverás de ser honesto contigo mesmo e não mudar as palavras de modo a romantizar ou a iludir os teus sentimentos. Simplesmente escreve tudo no papel e não penses e depois logo verás o resultado, enquanto escreves o teu sofrimento irá começar a diminuir, tenta escrever sobre os teus sentimentos todos os dias desde que terminaste o relacionamento até estares melhor ou sentires-te melhor. Deixo-te aqui alguns exemplos:

“Faz __ dias desde que terminamos e me sinto _____”. E  depois começas a entrar nos  detalhes sobre a forma como está-te a sentir.

Podes também escrever uma carta ao teu ex mas não a envies. A carta é apenas para ti, portanto, envia-la não seria uma boa ideia,  escreve tudo o que gostarias de ter dito e encerra o assunto.

Em terceiro lugar , quero que tenhas a certeza da decisão que tomas-te, se tiveres mesmo decidido a terminar o relacionamento, continua e mantem-te firme e não desistas. Ocupa a tua mente com os bons momentos vividos com o seu parceiro e guarde-as como memorias, mas apenas as coisas melhores que vivenciou nesse relacionamento. É muito comum romantizar as partes boas do relacionamento e se convencer de que as partes ruins não eram tão ruins assim. Não faça isso a si mesmo. Aceite a situação e esforce-se para seguir em frente.

Antes de chegarmos ao fim quero que te lembres de algumas características menos positivas no teu ex, pois ao estares-te a focar nessas características poderá te ajudar a superar o fim dessa relação mais rapidamente. Tenta criar uma lista com todas as coisas que ele fazia e de que tu não gostavas. Como por exemplo:

Ter se esquecido do teu aniversario, ou feito planos com os amigos e ter planos contigo no mesmo dia.

Por fim quero que consideres todos os motivos porque está melhor sem ele/ela. Além de saber tudo o que o/a incomodava no seu Ex, também sabe bem quais os aspetos positivos desta relação ter chegado ao fim. Faz outra lista mas esta terá todas as razões pelas quais está melhor sozinho/a. Aceitas o desafio?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: