Bem e continuamos com este tema de construir a confiança, anteriormente já valamos de ser confiável ou de confiança, e também já falamos de honestidade. Mas o que nos falta para construirmos a confiança? E eu respondo: Transparência. Neste texto mostro-te aqui como seres mais transparente e estares mais à vontade em sê-lo.
O primeiro passo é falar espontaneamente de assuntos sem ver a maldade da outra pessoa ou não, dependente da relação que tiver com a pessoa. Muitas vezes fornecemos detalhes importantes das nossas vidas a pessoas que apenas querem saber o que se passa e não perguntam, e nós devido a sermos “livros abertos”, falamos sobre tudo sem problemas, mas por vezes devemos de refletir antes. Mas devido de sermos dessa maneira, conseguimos construir a confiança com as nossas respostas detalhadas.
O segundo ponto é nem mais nem menos, não esconder os detalhes das situações, o principal motivo de não ocultar detalhes é o facto de manter a consistência da sua conversa. As pessoas começaram-se a aperceber que está a contradizer-se e isso prejudica a sua credibilidade, mesmo sendo um pequeno detalhe. Caso realmente queiras construir a confiança, diz tudo o que as pessoas precisem ou queiram ouvir.
O último passo é a tua escolha partilhar ou não os detalhes, mas sempre dizendo a verdade. Não precisas de contar todos os teus segredos e sentimentos só para construir confiança. A chave principal para ser confiável e simultaneamente preservar a própria privacidade é deixar os limites bem claros. Deixo-te aqui uma pequena dica, diz algo assim: “Não estou pronto para falar sobre como me sinto em relação a isso agora, mas prometo que você não tem motivo para se preocupar”. Isso deixa a outra pessoa uma oportunidade de se mostrar que é uma pessoa compreensiva e paciente e que propicia uma sensação de segurança. Portanto, é uma opção bem melhor do que ser vago ou desonesto ao falar sobre um assunto particular.