Construir a Confiança: “Transparência”

transparency-2

Bem e continuamos com este tema de construir a confiança, anteriormente já valamos de ser confiável ou de confiança, e também já falamos de honestidade. Mas o que nos falta para construirmos a confiança? E eu respondo: Transparência. Neste texto mostro-te aqui como seres mais transparente e estares mais à vontade em sê-lo.

O primeiro passo é falar espontaneamente de assuntos sem ver a maldade da outra pessoa ou não, dependente da relação que tiver com a pessoa. Muitas vezes fornecemos detalhes importantes das nossas vidas a pessoas que apenas querem saber o que se passa e não perguntam, e nós devido a sermos “livros abertos”, falamos sobre tudo sem problemas, mas por vezes devemos de refletir antes. Mas devido de sermos dessa maneira, conseguimos construir a confiança com as nossas respostas detalhadas.

O segundo ponto é nem mais nem menos, não esconder os detalhes das situações, o principal motivo de não ocultar detalhes é o facto de manter a consistência da sua conversa. As pessoas começaram-se a aperceber que está a contradizer-se e isso prejudica a sua credibilidade, mesmo sendo um pequeno detalhe. Caso realmente queiras construir a confiança, diz tudo o que as pessoas precisem ou queiram ouvir.

O último passo é a tua escolha partilhar ou não os detalhes, mas sempre dizendo a verdade. Não precisas de contar todos os teus segredos e sentimentos só para construir confiança.  A chave principal para ser confiável e simultaneamente  preservar a própria privacidade é deixar os limites bem claros. Deixo-te aqui uma pequena dica, diz algo assim: “Não estou pronto para falar sobre como me sinto em relação a isso agora, mas prometo que você não tem motivo para se preocupar”. Isso deixa a outra pessoa uma oportunidade de se mostrar que é uma pessoa  compreensiva e paciente e que propicia uma sensação  de segurança. Portanto, é uma opção bem melhor do que ser vago ou desonesto ao falar sobre um assunto particular.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: