Nos últimos textos temos falado de construir a confiança, falamos sobre honestidade, falamos sobre transparência, e hoje para terminar falamos sobre segredos, lealdade, e mais importante, vamos falar sobre comportamentos que podem destruir a confiança. Por fim chegamos ao último texto sobre a construção da nossa confiança. Vamos começar.
O primeiro grande passo é saber guardar todos os segredos que nos são contados. Nunca contes uma história que alguém tinha pedido para não o fazeres, caso o faças isso é uma traição na confiança.
O segundo passo é demonstrar lealdade, ter lealdade significa estar disposto a proteger outras pessoas e permanecer ao lado delas. Comporta-te na presença e na ausência delas. A confiança se consolida quando alguém sabe que tem tua lealdade, e quando colocas o teu relacionamento com alguém ou o interesse dessa pessoa na frente do teu.
O terceiro passo é manter as emoções sob controlo, nós podemos ganhar o respeito e a admiração alheios quando demonstramos o controlo sobre os nossos próprios sentimento, não é fácil confiar numa pessoa onde as emoções dela são imprevisíveis.
“Um estudo da revista Fortune 500 demonstrou que as pessoas que controlam as emoções e sabem expressá-las de forma adequada estão mais propensas a conquistar a confiança alheia”
Outro ponto importante é evitar o comportamento abusivo. Alguns comportamentos prejudicam seriamente a confiança dentro dos relacionamentos, portanto, devem de ser evitados a todo o custo. Deixo-te aqui algumas atitudes que podem destruir a confiança:
- Humilhar ou ofender .
- Isolar-se dos outros.
- Ameaçar ou ferir alguém.
O penúltimo ponto deste texto é comunicar de forma assertiva, em vez de adotares comportamentos abusivos ou agressivos, opta por um estilo de vida mais assertivo, ou seja, expressa a tua opinião de forma direta, clara e respeitosa. A comunicação assertiva envolve a capacidade de controlar as emoções e de dizer “não” quando não queremos fazer alguma coisa. Quando somos assertivos, partilhamos os sentimentos e opiniões abertamente, mas de uma forma que não provoca ou deprecia os outros.
O último ponto é assumir o compromisso de mudar o comportamento, sempre que seja necessário. Caso tenhas enganado ou traído a confiança de alguém, promete mudar de comportamento no futuro e dedica-te a cumprir o prometido. Lembra-te que precisamos de honrar as nossas promessas consistentemente ao longo do tempo se quisermos recuperar a confiança de uma pessoa.