dwfvr

Nos últimos textos temos falado de construir a confiança, falamos sobre honestidade, falamos sobre transparência, e hoje para terminar falamos sobre segredos, lealdade, e mais importante, vamos falar sobre comportamentos que podem destruir a confiança. Por fim chegamos ao último texto sobre a construção da nossa confiança. Vamos começar.

O primeiro grande passo é saber guardar todos os segredos que nos são contados. Nunca contes uma história que  alguém tinha pedido para não o fazeres, caso o faças isso é uma traição na confiança.

O segundo passo é demonstrar lealdade, ter lealdade significa estar disposto a proteger outras pessoas e permanecer ao lado delas. Comporta-te na presença e na ausência delas.  A confiança se consolida quando alguém sabe que tem tua lealdade, e quando colocas o teu relacionamento com alguém ou o interesse dessa pessoa na frente do teu.

O terceiro passo é manter as emoções sob controlo, nós podemos ganhar o respeito e a admiração alheios quando demonstramos o controlo sobre os nossos próprios sentimento, não é fácil confiar numa pessoa onde as emoções dela são imprevisíveis.

“Um estudo da revista Fortune 500 demonstrou que as pessoas que controlam as emoções e sabem expressá-las de forma adequada estão mais propensas a conquistar a confiança alheia”

Outro ponto importante é evitar o comportamento abusivo. Alguns comportamentos prejudicam seriamente a confiança dentro dos relacionamentos, portanto, devem de ser evitados a todo o custo. Deixo-te aqui algumas atitudes que podem destruir a confiança:

  • Humilhar ou ofender .
  • Isolar-se dos outros.
  • Ameaçar ou ferir alguém.

O penúltimo ponto deste texto é comunicar de forma assertiva, em vez de adotares comportamentos abusivos ou agressivos, opta por um estilo de vida mais assertivo, ou seja, expressa a tua opinião de forma direta, clara e respeitosa. A comunicação assertiva envolve a capacidade de controlar as emoções e de dizer “não” quando não queremos fazer alguma coisa. Quando somos assertivos, partilhamos os sentimentos e opiniões abertamente, mas de uma forma que não provoca ou deprecia os outros.

O último ponto é assumir o compromisso de mudar o comportamento, sempre que seja necessário. Caso tenhas enganado ou traído a confiança de alguém, promete  mudar de comportamento no futuro e dedica-te a cumprir o prometido. Lembra-te que  precisamos de honrar as nossas promessas consistentemente ao longo do tempo se quisermos recuperar a confiança de uma pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s