otbe

A nossa autoestima é implantada desde que nós nascemos e é constantemente criticada pela família, pelos amigos e pela sociedade. A autoestima tende a diminuir devido a este fator e, aos poucos, diminui também o nosso valor próprio. Uma  autoestima baixa retira-nos a autoconfiança necessária para tomar até as decisões mais simples. Vamos aprender mais sobre este tema.

O primeiro passo é saber mais sobre a autoestima. A autoestima, ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspeto importante do nosso bem-estar emocional. Quando ela está elevada, nós amamo-nos e respeitamo-nos pelo que somos e geralmente sentimo-nos satisfeitos a maior parte do tempo. Quando está baixa, sinaliza que não estamos felizes com quem somos.

O segundo passo é avaliar a tua autoestima. Saber que se tem baixa autoestima é o primeiro passo para melhorar e superar esse hábito mental. Podes ter baixa autoestima se tiveres pensamentos negativos sobre ti , ou sobre algo em ti, como o teu peso ou  a tua aparência, ou englobar várias áreas da tua vida,  como a tua carreira ou até mesmo os teus relacionamentos.

O terceiro passo é ouvir a tua voz interior. Determina se os teus pensamentos a respeito de ti são positivos ou negativos. Se tiveres problemas a avaliá-los ou a perceber um padrão, tenta escrever os pensamentos que tiveres sobre ti todos os dias, durante uma semana, e depois procura padrões ou tendências nas frases.

O último passo é traçar uma meta para melhorar a tua autoestima. A chave é transformar a tua voz interior negativa e crítica numa que seja positiva e encorajadora. Terás que trabalhar para reprogramar a maneira como pensas a respeito de ti e criar um objetivo inicial – ser mais positivo –  de forma a aumentares a tua autoestima.

Anúncios

Um comentário sobre “Autoestima: “Identifica-te”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s