No último texto falámos de pensamentos confiantes e como tê-los para demonstrarmos ser mais confiantes, pois muitos de nós não o somos, mas parecemos ser. E esse é o tema deste texto, parecer confiante e com o tempo largar essa “capa” e mostrar a pessoa confiante que passamos a ser, mas que no fundo já o éramos. Vamos começar!
O primeiro passo é ter um visual ou até mesmo mudar o nosso visual. Como alguns dizem: “finge até conseguires”. Começarás a sentir-te confiante e capaz de pôr na tua própria cabeça que possuis as tais características de uma pessoa confiante. É preciso abordar o que te faz sentir bem, e não aquilo que achas que é característico de pessoas confiantes.
O segundo passo é aperfeiçoar a postura. A tua maneira de agir diz muita coisa às outras pessoas, por isso certifica-te que demonstras ser confiante e estar no controlo das tuas próprias atitudes. Quando pareceres uma pessoa confiante por fora, serás visto como alguém confiante pelos que te rodeiam.
O terceiro passo é nada mais nada menos do que Sorrir. Mantém sempre o teu sorriso, e depois ficarás surpreendido com o facto de como até o menor dos sorrisos acaba por aliviar muitas situações sociais. A verdade é que o sorriso faz com que todos se sintam mais confortáveis. Consegues imaginar-te a abordar alguém quando estás carrancudo? Não, parece-me que não. Caso estejas preocupado com a falsidade do sorriso, mantém-no pequeno. Um sorriso falso pode ser identificado a quilómetros de distância. Por outro lado, caso estejas genuinamente feliz por ver a pessoa, ou feliz por ter a oportunidade de praticar as tuas novas habilidades, usa o teu sorriso para mostrar isso mesmo.
O quarto passo é o contacto visual. É uma mudança, mas pode alterar drasticamente a maneira através da qual os outros o percebem. Não tenhas medo de enfrentar o olhar de outra pessoa. Isso apenas demonstra que és uma pessoa com quem vale a pena conversar, como também indica que respeitas os outros, que reconheces a presença deles e, mais importante ainda, que te interessas pela conversa. Os nossos olhos são unicamente humanos. Eles são as janelas da alma por isso utiliza-os enquanto fazes contacto visual, e ao fazeres parecerás mais confiante!