Ser Confiante: “Basta Praticar”

 

Como vos contei noutros textos, a confiança é um traço bastante importante na nossa vida, noutros textos ensinei-te a pareceres confiante, e neste ensino-te a praticares a tua confiança e deixares cair “a máscara” antes construída. Vamos iniciar

O primeiro passo é aceitar os teus interesses sem teres medo de ser criticado. Se tens um hobby que sempre te interessou este é o momento de o desenvolveres! Melhorar as tuas habilidades reforçará o quanto talentoso tu és, e consequentemente irá aumentar a tua confiança. Não te sintas desencorajado caso não seja imediatamente incrível. Lembra-te de que a aprendizagem é um processo longo e não desistas!

Outro passo é falar com pessoas que não conheces. A confiança é mais que estado mental é um hábito e como os hábitos, tudo parte do principio, por isso, para ser confiante precisas de fazer as coisas com confiança. E uma dessas coisas é falar com pessoas que não conheces, podes começar por perguntar as horas e desenvolveres uma conversa caso queiras, ao inicio pode ser um pouco constrangedor ou mesmo intimidador, mas com o passar do tempo vais sentir-te mais livre e mais desenrascado.

O próximo passo é não pedir muitas vezes desculpas. Conseguir desculpar-se é uma boa qualidade tua, porém, tem cuidado ao fazer. Fá-lo quando é necessário, caso tenhas chateado ou incomodado alguém, outra coisa é quando não fizeste nada de errado e pedes desculpa. Será que necessitas de pedir desculpa numa situação que não tiveste culpa? Pensa primeiro dois segundo antes de dizeres a palavra mágica. Pedir desculpas sem necessidade faz com que te sintas inseguro. Isso não faz sentido, pois não és inferior a ninguém.

Outro passo importante é aceitar elogios. Não negues os elogios, aceita-os. Faz contato visual, sorri e diz: “Obrigado”.  Ser bom quando alguém quer lhe elogiar não significa que estás comprometer a tua humildade, isso apenas demonstra que és educado e compreende o teu valor. Se te sentes desconfortável ao ouvir elogios, tenta elogiar de volta. Isso pode ajudar-te a sentires  que o “placard” foi igualado.

Um passo importante é construir confiança ao ajudar os outros. Tira algum tampo para elogiar os outros, ou até mesmo para fazeres uma boa ação, desta maneira iluminarás o dia de outra pessoa, fazendo-a sentir-se melhor. Quando te transformas numa fonte de positividade, os outros procurarão estar ao teu lado , aumentando, assim as vibrações positivas. Muitas pessoas não são boas em receber elogios. É provável que a pessoa elogiada acabe devolvendo um elogio em troca. Certifica-te apenas de fazer elogios verdadeiros

Outro passo é deixar de lado aqueles que te desiludiram. É difícil ser confiante num grupo de pessoas que parecem julgar-te constantemente. Poderias ser naturalmente a pessoa mais extrovertida, barulhenta e confiante do mundo, porém, com essas pessoas, acabas a transformar-te num filhote que não recebeu carinho suficiente. Essas pessoas precisam de ser abandonadas como um mau hábito. E já. É importante rodeares-te de pessoas com que te sintas melhor e sem problemas de demonstrares o teu verdadeiro Eu.

O penúltimo passo é desacelerar. Muitas pessoas não conseguem enfrentar grandes públicos, ou apenas não gostam de fazer discursos a frente de grandes multidões.  Se por ventura fores receber um prémio ou tiveres que falar em frente de um publico lembra-te que é importante manter a calma. Quando estamos nervosos, tendemos a acelerar tudo para acabar logo com a situação. Não faças isso: é a primeira coisa que indica que estás nervoso.

O último passo é esperar pelo sucesso. A maior da vida é uma profecia que se vai completando a medida que vamos evoluindo com pessoa. Quando pensamos que iremos falhar nós já não nos esforçamos. Quando achamos que não somos bons, agimos dessa maneira. O pessimismo só prejudica as coisas, e assim nunca estarás completamente satisfeito contigo mesmo e com a tua volta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: