Separações: “Seguir em Frente”

 

Separações…por fim chegamos ao final. No final nós seguimos em frente com a nossa vida, cuidamos de nós, depois de um tempo em que apenas nos preocupávamos com o outro. Neste caminho aprendemos a ouvir os nossos sentimentos e a respeitar e ultrapassar a nossa dor emocional, mas agora é hora de seguir em frente com a nossa vida…

Então, para começar,  o primeiro passo é manter a distância. Mesmo que vocês os dois tenham decidido continuar amigos, devem cortar completamente o contacto um com o outro logo após a separação. Isso significa que não devem ver-se, falar-se, ou enviar e-mails/ mensagens de texto. Além disso, não deves encontrar-te com os familiares dele/a. Vocês não precisam de cortar relações para sempre, mas devem cortar toda a comunicação durante o tempo que for preciso para superarem completamente o fim do relacionamento.

Se ele ou ela tentar convencer-te a encontrarem-se, pergunta honestamente qual o motivo do encontro. Se reviveres o passado ao encontrá-lo/la, será fácil deixares-te levar pela emoção do momento, e mais difícil superares esses sentimentos novamente. Talvez  precisem de manter algum contacto para poderem lidar com os aspetos práticos da separação, como sair de casa, assinar papéis de divórcio, mas tenta limitar essas iterações o máximo possível, contactando-o/a somente quando for absolutamente necessário e mantém esses telefonemas/encontros curtos e civilizados.

O segundo passo é organizar o ambiente. O fim de um relacionamento pode significar um novo começo. Portanto, limpa e organiza o teu espaço pessoal,  deixando-o fortalecido e preparado para as novidades que vêm a caminho. A desorganização poderá sufocar-te e deprimir-te, aumentando ainda mais o stress.  Ocupa-te com a organização da casa. Isso não requer um grande esforço cerebral, requer apenas o suficiente para manter-te concentrado e evitar que penses na dor. Limpa o  teu quarto, compra alguns posteres novos, organiza os ícones no ambiente de trabalho do teu PC, qualquer coisa.

O terceiro passo é eliminar as memórias dolorosas. Existem várias coisas que podem lembrar-te de um/uma ex: uma música, um aroma, um som, um lugar. Ficar perto dessas coisas poderá dificultar mais ainda a recuperação do fim do relacionamento. Elimina todos os elementos que façam o coração apertar. Remove todas essas coisas do ambiente, porque isso fará maravilhas por ti. Se tiveres uma lembrança, por exemplo uma jóia ou relógio que te foi dado pelo/a ex-parceiro/a, não há nada de errado em mantê-lo. Porém, tenta guardá-la num local escondido, até teres superado completamente esse relacionamento.

O quarto passo é sair de casa. Quando um relacionamento acaba, passar algum tempo sozinho em casa faz bem, mas lembra-te de voltar ao mundo exterior quando tiveres ultrapassado os sentimentos da separação. Faz planos, sai com os amigos e diverte-te! Pode parecer estranho no início, mas com o tempo isso torna-se mais fácil e ajuda-te a sentires-te melhor. Sair e fazer coisas também é importante porque, após o fim do relacionamento, precisas de manter e expandir o teu círculo social. Isso vai ajudar-te  a seguir em frente. Não te sintas obrigado/a a sair com outras pessoas. Sai sozinho e desfruta da liberdade de poderes fazê-lo. Vai ao teu café favorito, vai às compras ou presenteia-te com mini-férias.

O último passo é continuares a tratar de ti . Após uma separação, é bastante comum que as pessoas deixem de se cuidar, mas isso não te vai ajudar a sentires-te melhor. Lembra-te de pores em dia  as necessidades básicas do teu bem-estar mental, físico e espiritual. Se não estás a cuidar bem de ti antes do fim do relacionamento, agora é uma boa altura para começares. Alimenta-te bem, dorme o suficiente, reserva tempo para relaxar e pratica exercício para te sentires da melhor forma possível.

 

Anúncios

One Comment on “Separações: “Seguir em Frente”

  1. Pingback: Lua Esturjão: A Lua da Gratidão – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: