Fobias Sociais: ” Medos “

fgtiuop.jpg

Algumas pessoas têm problemas sérios no que toca a comunicar com os outros. Normalmente estes problemas estão associados à ansiedade e outras vezes  ao medo. Caso lides com isso, é possível que sofras de uma fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social. Existem diversos passos que podem ser seguidos que te irão ajudar a lidar de modo mais eficaz com as iterações sociais diárias. Vamos começar.

O primeiro passo é evoluir gradualmente a tua habilidade de socialização. Faz uma lista de dez situações que te  deixem ansioso e classifica-as, ordenando-as da mais stressante para a menos stressante. Começa pelo fim da lista e tenta enfrentar gradualmente cada uma das situações. Aguarda até  te sentires moderadamente confortável com a situação anterior antes de seguires para a próxima. A ideia é superar a ansiedade, não aumentá-la. Pode demorar um pouco para completar a lista e não há problema nisso.

O segundo passo é criar metas, pois o processo de superação de uma ansiedade social pode parecer ameaçador. Como é que sabes se estás  a melhorar? Colocares-te apenas em situações sociais não é suficiente. Esse pode ser o primeiro passo, mas é necessário interagir mais, portanto estabelece metas para cada vez que saíres de casa. À medida que as cumpres, será possível visualizar o progresso e as melhorias em ti mesmo.

O terceiro passo é relaxar. Tenta  não te preocupares com situações sociais, pois isso vai deixar-te mais ansioso/a quando o evento chegar. Tenta pensar no evento quando estiveres mais  relaxado. Toma um banho quente, ouve a tua música preferida. Depois, pensa sobre o evento futuro. Como estás  num espaço mental relaxado, isso fará com que te sintas melhor  em relação ao evento. Imagina que estás na situação stressante, mas que estás relaxado e confiante. Pensar na situação de modo positivo e relaxado pode ajudar-te a superar os pensamentos negativos.

Outro passo importante é respirar profundamente. Isso pode ajudar-te a controlares a ansiedade durante ou antes de situações sociais. A respiração profunda pode ajudar a reduzir os sintomas físicos da ansiedade, que normalmente são resultado da respiração acelerada. Faz exercícios de respiração diariamente para que isso ocorra naturalmente em situações stressantes. Respira pelo abdómen, não pelo peito. Para isso, deita-te no chão ou senta-te direito numa cadeira. Coloca uma mão no peito e a outra no abdómen. Ao inalar, a mão sobre o abdómen deve mover-se, enquanto a mão sobre o peito deve permanecer imóvel. Experimenta também uma respiração profunda por dez segundos quando estiveres mais stressado/a.

O último passo é encontrar o apoio em amigos e familiares. Conversar com um ente querido sobre os teus problemas é extremamente importante, pois essa pessoa pode motivar-te e ajudar-te a superar o medo. Pede apoio conforme ganhas coragem para tentar algo de novo. Pede aos familiares ou amigos que te acompanhem em locais que te deixem mais ansioso. Muitas vezes, ir a um lugar novo com alguém de confiança pode reduzir a ansiedade. Apoia-te em pessoas com coragem e positividade. Caso os teus amigos e familiares sejam negativos e te critiquem com frequência, encontra outra pessoa para te apoiar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: