Fátima: “Os 3 Pastorinhos”

Fat_2017_1.jpg

Com a aproximação do Centenário das Aparições de Fátima, decidi falar um pouco sobre o início de toda esta comemoração, que começa inevitavelmente com os três pastorinhos de Fátima. Neste texto vamos conhecer melhor estes pastorinhos.

Os Pastorinhos de Fátima, também conhecidos como “Os Três Pastorinhos”, foram as três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições de Fátima ocorridas entre os anos de 1916 e 1917 em Fátima. Os três pastorinhos eram Lúcia dos Santos, nessa altura com dez anos, e os seus primos maternos Francisco Marto, de nove anos, e Jacinta Marto, de sete anos, e ambos irmãos. As crianças nasceram e residiam na aldeia de Aljustrel.

O nossa primeira pastorinha é Lúcia. Lúcia nasceu em Aljustrel, freguesia de Fátima, filha de António dos Santos e de sua mulher Maria Rosa Ferreira e era a irmã mais nova de sete filhos  que o casal teve. Tinha dez anos e não sabia ler nem escrever, quando alegadamente viu, pela primeira vez, Nossa Senhora na Cova da Iria, juntamente com os primos Jacinta e Francisco Marto. Lúcia foi a única dos três primos que falava com a Virgem Maria. A sua prima Jacinta ouvia, mas não falava, e Francisco, inicialmente apenas ouvia as palavras de Nossa Senhora. Por esse motivo, Lúcia foi a portadora do Segredo de Fátima.

Nos primeiros tempos, a hierarquia católica revelou-se cética sobre as afirmações dos Três Pastorinhos e foi só a 13 de outubro de 1930 que o bispo de Leiria veio a público oficializar as aparições como milagres. A partir daí, o Santuário de Fátima ganhou uma expressão internacional, ao passo que a Irmã Lúcia viveu cada vez mais isolada.

Lúcia morreu no dia 13 de Fevereiro de 2005, aos 97 anos, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra. O Papa João Paulo II, nessa altura, rezou pela Irmã Lúcia e enviou o Cardeal Tarcisio Bertone para o representar no funeral. A 19 de Fevereiro de 2006 o seu corpo foi trasladado de Coimbra para o Santuário de Fátima, onde foi sepultada junto dos seus primos, Francisco e Jacinta Marto.

Passamos agora ao segundo pastorinho. Francisco Marto nasceu a 11 de Junho de 1908 em Aljustrel, Fátima. Era o filho mais velho de Manuel Pedro Marto e da sua mulher Olímpia de Jesus dos Santos. Francisco era uma criança típica do Portugal rural da época. Como não existia a escolaridade obrigatória, ele não frequentava a escola e trabalhava como pastor em conjunto com a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia. Após os eventos que viriam a ser conhecidos como as aparições de Fátima, Francisco ingressou no ensino primário, mas acabou por deixar de assistir às aulas. De acordo com as memórias de Lúcia, Francisco era um rapaz muito dado, mas calmo, e gostava de música, revelando habilidade com o pífaro. Sendo muito independente nas opiniões, era, no entanto, apagaziguador e mostrava-se muito respeitoso pelas pessoas. Conta a sua prima que até os animais não escapavam à sua caridade.

Na sequência das aparições marianas, o comportamento dos dois irmãos alterou-se e desde então Francisco passou a preferir rezar sozinho. Marcado pelas palavras de Nossa Senhora para “que não ofendam mais a Deus”, ele retirava-se na solidão “para consolar Jesus pelos pecados do mundo”. Francisco tinha o costume de praticar mortificações, para as quais Nossa Senhora, numa das Suas aparições, pedira moderação. Contudo, como penitência, Francisco deixara de ir à escola e escondia-se para fazer reparação pelos pecadores. É possível que os prolongados jejuns o tenham enfraquecido a ponto de sucumbir à epidemia gerada pela pneumónica que se propagou pela Europa em 1918, em consequência da Primeira Guerra Mundial. Ele acabou por falecer em casa em 1919.

O última pastorinha é Jacinta. Nasceu a 11 de Março de 1910 em Aljustrel, Fátima. Era a filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua mulher Olímpia de Jesus dos Santos e irmã de Francisco. Jacinta era uma criança típica do Portugal rural da época e, tal como o seu irmão, não frequentava a escola. Jacinta trabalhava como pastora em conjunto com o seu irmão Francisco  e a sua prima Lúcia. Mais tarde, logo após as aparições na Cova da Iria e segundo as mensagens recebidas, por recomendação de Nossa Senhora entrou na escola primária.

De acordo com as memórias da Irmã Lúcia, Jacinta era uma criança afetuosa, muito afável e emocionalmente frágil. Na sequência das aparições, os dois irmãos foram influenciados, porque terão visto o inferno, durante a terceira aparição no mês de Julho no decorrer do ano de 1917. Deslumbrada com a triste sorte dos pecadores, na sua simplicidade, decide responder ao apelo da Virgem Maria e fazer penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores.

Tal como o irmão, Jacinta, praticava mortificações e penitências. É possível que os prolongados jejuns a tenham enfraquecido ao ponto de ter sucumbido à epidemia gerada pela pneumónica se propagou  pela Europa em 1918, como consequência da Primeira Guerra Mundial. Jacinta, que sofria de pleurisia e não podia ser anestesiada devido à má condição do seu coração.

Foi assistida em vários hospitais, esteve acolhida temporariamente no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, na Rua da Estrela n.º 17, em Lisboa que agora é  o atual Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, o qual foi fundado e dirigido pela Madre Maria da Purificação Godinho. Jacinta acabou por falecer no dia 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de Dona Estefânia na cidade de Lisboa.

Fat_2017_2.jpg

Francisco e a irmã Jacinta foram beatificados pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000. O seu dia festivo é a 20 de fevereiro. No dia 23 de Março de 2017, ano das celebrações do centenário das aparições de Fátima, a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco aprovou o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima, motivo pelo qual a sua canonização irá realizar-se no dia 13 de maio de 2017 pelo Papa Francisco, por ocasião das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: