Fobias Sociais: Interage

hjkl.jpg

No último texto que falamos sobre fobias socias estava associado aos medos de falar com alguém e o sair da zona de conforto. Neste texto iremos seguir a mesma linha de fobias sociais mas vamos interagir com elas. Vamos iniciar.

O primeiro passo é socializares-te mais. Quanto mais evitas algo, mais controlo isso tem sobre a tua mente. A ansiedade aumentará até tornar-se algo temido por ti. Quanto mais te acostumares a algo, menos medo e controlo essa situação exercerá sobre ti. Familiariza-te com os ambientes, pois todas as situações estranhas podem atacar os nervos. Vai até um restaurante, até uma parte nova da cidade. Caminha e familiariza-te com o ambiente para te sentires mais confortável. Isso fará com que te foques no ambiente antes que possas começar a socializar.

O segundo passo é encontrar um clube ou grupo que tenha um ou mais dos teus interesses e habilidades. Encontrar pessoas com interesses semelhantes aos teus pode ajudar-te a interagir com elas. Os clubes e grupos podem criar ambientes pequenos para te socializares, o que pode ajudar a controlar a tua ansiedade. Durante uma situação social, tenta concentrares-te na conversa, não na ansiedade. Isso o ajudará a te conectares com outras pessoas, o que oferece oportunidades de conversa. Quando começares a preocupares com o modo pelo qual é visto pelos outros, para e foca-te novamente no presente.

O terceiro passo é observar  e ouvir quando estiver em grupos grandes. Essas são ótimas oportunidades para praticar, pois é possível socializares e aproximares-te de pessoas sem te tornares  o centro das atenções. Existem diversas pessoas a contribuir para a conversa, portanto, não te sintas obrigado a dizer algo. Tente ficar confortável e observar os outros. Logo  perceberás que as pessoas não estarão focadas em  ti, elas estarão a aproveitar a companhia de todos. Quando tiver a oportunidade de contribuir com algo que os outros possam apreciar, fá-lo.

O último passo é ser amigável e gentil, pois as pessoas gostam de ficar próximas de pessoas que as fazem felizes. Faz elogios sinceros, estabelece contato visual, demonstra interesse e sorri. Faz  o que puderes para melhorar o dia de outra pessoa e assim ganharás pontos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: