GJHJKL.jpg

E por fim chegámos ao nosso último texto sobre as pessoas tóxicas. Se bem te lembras, iniciámos este tema a conhecê-las e os vários tipos de pessoas que existem, depois no outro texto falámos sobre como lidar com elas, e neste texto vamos cortar a nossa ligação com elas de uma vez por todas. Vamos começar?


O primeiro passo é pensar em quais são as tuas próprias necessidades e desejos. O que é mais importante para ti? O que queres fazer da tua vida? Sabes quais são os teus gostos e desgostos? Feito isso, desenvolve alguma ideia de onde gostarias de estar no futuro. Ouve o que as outras pessoas têm a dizer, mas lembra-te de que a decisão final é tua. És o dono da tua vida. Escreve os teus planos para curto e longo prazo num papel. Cola-o numa parede onde possas vê-lo constantemente para manteres o foco.

O segundo passo é tomares as tuas próprias decisões. Muitas pessoas passam a vida a dizer: “Os meus pais queriam que eu fizesse X, então eu fiz X”, ou “A minha esposa queria ir para a cidade X, então fomos para a cidade de X”. Queres que a tua vida seja decidida por outra pessoa? Faz uma escolha, para melhor ou pior, e vive com as consequências. Não permitas que outras pessoas ou as tuas preferências sejam uma desculpa para ti. Dizer “Eu ficaria feliz se X fosse diferente” é apenas outra maneira de dizer “Eu não sou responsável pela minha própria vida”. É verdade que às vezes precisas de assumir compromissos com as pessoas mais próximas de ti. Mas não deixes o compromisso guiar a tua vida.

Outro passo é rodeares-te de pessoas com ideias parecidas às tuas. Porque haverias de sair com pessoas com as quais não gostas de sair? Rodeia-te de pessoas que te ajudem a desenvolver um corpo e mente saudáveis. Encontra pessoas que sejam otimistas, alegres e felizes. Quanto mais tempo gastares com pessoas dessa natureza, mais feliz e mais vivo vais sentir-te. A tua vitalidade, saúde e atitude positiva vão ajudar-te a manter o equilíbrio. Considera fazer uma grande mudança na tua vida, se for necessário. Muda-te para uma nova cidade, ou muda de emprego, se estiveres rodeado de pessoas negativas no teu antigo trabalho ou cidade. Termina aquele relacionamento e começa um novo com alguém que te acrescente algo.

O penúltimo passo é ser positivo em qualquer sitio. Usa o exemplo inspirador das pessoas mais positivas na tua vida para ficares longe das pessoas tóxicas. Por sua vez, sê mais como as pessoas otimistas: procura ver o melhor nos outros e elogiar o que de bom vês neles.  Aceita  e oferece elogios com gratidão, mantém contato visual com os outros e sorri.

O último passo é fazer do relaxamento uma prioridade. Se  lutas constantemente contra a negatividade dos outros à tua volta, precisas de fazer um compromisso sério contigo mesmo e prometer nunca stressar. Encontra algo que te acalme e a que possas recorrer quando precisares de uma nova energização. Deixo-te algumas técnicas comuns para evitar o stresse do dia-a-dia, estas técnicas são a meditação, o ioga e até mesmo caminhadas ou passeios na Natureza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s