Solstício de Verão: Simbolismo, Festividades e Dicas

ghjklçº.jpg

No próximo dia 21 de junho de 2017, o hemisfério norte do nosso planeta dará as boas-vindas ao primeiro dia de verão, ocorrendo um fenómeno da astronomia designado solstício. Este fenómeno corresponde ao momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. Isto significa que é o dia mais longo do ano no hemisfério norte e que a partir desse momento os dias ficarão progressivamente mais curtos, até chegarmos ao Inverno.

Visto que constitui um ponto de viragem importante no ano, este acontecimento astronómico tem sido associado, ao longo dos tempos, a mudanças, a novos começos e a celebrações na Natureza.

As antigas civilizações aproveitavam este dia para organizar o calendário e para assinalar a melhor altura para plantar e fazer as colheitas, sendo também uma data popular para a realização de casamentos.

Alguns historiadores defendem a teoria de que o monumento pré-histórico conhecido como “Stonehenge” possa ter sido construído para sinalizar a data do solstício de verão. De entre as civilizações pagãs, as tradições celtas são, sem dúvida, as mais conhecidas, sendo o solstício de verão para este povo um dos 8 dias sagrados do ano. Os Celtas acreditavam que esta era a altura para honrar a Deusa do Sol – Etain – e por isso organizavam uma festa e dançavam à volta da fogueira, porque esta era uma forma de abrir o caminho da luz e da abundância. Alguns saltavam inclusivamente por cima da fogueira, pensando-se que assim traziam boa sorte para a sua vida.

Na China antiga decorriam neste dia festividades com o objetivo de celebrar a Terra, o Sagrado Feminino e as forças “yin”, sendo que a tradição chinesa refere que a sombra mais curta pode apenas ser encontrada no solstício de verão.

Por sua vez, algumas tribos norte-americanas levavam a cabo algumas danças ritualistas em honra do sol. Este ritual era levado muito a sério e incluía cortar uma árvore, manter o jejum e decorar o corpo com cores simbólicas (vermelho, azul, amarelo, branco e preto).

Atualmente o solstício de verão é ainda celebrado em muitos países e de variadas formas. Deixo-te algumas dicas para poderes celebrar este dia, sem teres de te deslocar a Stonehenge, como fazem muitas pessoas.

  1. Bebe chá de alecrim. Não só neste dia, mas que tal introduzir o hábito de bebê-lo regularmente? O chá de alecrim integra inúmeros benefícios para a saúde: melhora o humor e a memória, fortalece o sistema imunitário, é um anti-inflamatório natural, melhora a circulação e cura problemas respiratórios, entre muitos outros. Se o solstício representa mudanças e novos começos, nada melhor do que dar um passo na direção de uma vida saudável e com um produto da mãe Terra.
  2. Faz um arranjo floral com erva de S. João. As flores amarelas da erva de S. João são conhecidas como as flores do sol, porque são colhidas na altura do solstício de verão.
  3. Veste um manto verde. Este dia é para estar em sintonia com a Natureza e o verde é sem dúvida uma cor que nos liga a ela.
  4. Escolhe um sítio bonito na Natureza para veres o pôr do sol. Passa o dia na Natureza e aguarda o pôr do sol num local que te traga paz e bem-estar. Desliga-te dos aparelhos eletrónicos por algumas horas e aproveita para cantar, dançar, tocar um instrumento ou simplesmente apreciar a Natureza.
  5. Reflete sobre o futuro. Sendo um ponto de viragem, este é um dia de reflexão e de meditação. As antigas civilizações dedicavam-se a rezar por boas colheitas, porque disso dependia a sua sobrevivência. Apesar de os tempos serem diferentes, esta é uma boa altura para pensarmos sobre como temos vivido até agora e sobre o que podemos fazer para melhorarmos a nossa forma de estar na vida.

 

Feliz Solstício de Verão!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: