Viver o Momento: A Mudança

 

Quantas vezes não quiseste parar de pensar no Futuro e não conseguiste, ou pelo contrário, quantas vezes quiseste parar de pensar no Passado e nos erros que já passaram, e apenas viveres o Hoje? Hoje em dia as pessoas que são capazes disso são mais felizes, seguras, empáticas e têm uma autoestima mais elevada. Viver o momento pode parecer simples, mas na verdade requere  muita prática. Vamos então dar inicio a esta aventura de viver o momento!

Em primeiro lugar entende que já és capaz de viver o momento. Sabes onde estás agora? Estás no momento presente a vive-lo, não estás no ontem, nem no amanhã.  Aprecia o fato de ser fisicamente impossível estares em qualquer outro momento que não o agora. Nunca é tarde para viver o momento, tudo o que tens de fazer é entender que já estás no momento. O desafio é voltar aos teus pensamentos para o que está realmente a acontecer.

Depois tenta não pensar tanto.  Tu não és os pensamentos que estão na tua cabeça. As  tuas preocupações, ansiedades, culpas e outros pensamentos negativos não és tu, e se te perderes neles é um grande obstáculo para se viver o momento. Parar de pensar tanto é um passo importante na direção do mentalismo, e como deves de saber, é muito difícil de se fazer.

De seguida sê menos autocrítico. Quando o teu crítico interior começa a comentar o teu comportamento, começas a criar uma separação entre o teu corpo e a tua mente, tornando-se mais difícil de o viver no momento presente. Por exemplo, vamos dizer que estás no meio de uma conversa com um amigo e começa a rir de algo engraçado que ele disse, e então imediatamente criticas-te por ríres-te tão alto. Agora, os teus pensamentos estão a controlar a experiência, e não estás a viver o momento com o teu amigo. Da próxima vez em que isso acontecer, expulsa os pensamentos negativos imediatamente.

Tenta ser um bom ouvinte. Foca-te completamente na pessoa com quem estás a falar, invés de deixares os teus pensamentos “vadiarem” para os teus problemas e preocupações. Olha atentamente para a cara da pessoa e sê grato pela conversa. Vê  cada troca de olhar como um presente, uma oportunidade de ensinar e aprender. Mantém o contato visual, mesmo em conversas desagradáveis, ou com pessoas que não conheces bem, ou com quem não tens muito em comum, podem ser extremamente valiosas. Todos nós temos uma história, um sonho, desejos. Viver o momento durante essas conversas pode ajudar-te a experimentar uma empatia maior e se sentires-te mais ligado no mundo.

Por fim vê as pessoas pelo que mostram ser. Se passas muito tempo a te preocupares com as intenções, julgamentos e desejos das pessoas, isso influencia a  distração do presente momento. Não podes controlar ninguém, então porquê passar tanto tempo a te preocupares com os pensamentos dos outros? A melhor forma de parar esse padrão é começar a ver as pessoas pelo que elas mostram. Acredita nas palavras delas e depois parte para a próxima experiência, invés de ficares a remoer. É verdade que algumas pessoas querem dizer “não” quando dizem “sim”, e vice-versa. Todos nós dizemos coisas que não queríamos ou com significado diferente às vezes. Entretanto, não é a tua função tentar ler a mente das pessoas.

Para te ajudar a viver o momento também poderás eliminar o stress ou a limpar a mente

Anúncios

2 Comments on “Viver o Momento: A Mudança

  1. Pingback: Viver o Momento: Materializa – O Teu Bem-Estar

  2. Pingback: Mais Gratidão – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: