Perdoa-te: Tu e os Outros

fdgtkipº+´~.jpg

E chegamos ao último texto do perdoa-te! Durante esta viagem aprendemo-nos a perdoarmos, aprendemos também a assumir a nossa responsabilidade das situações. Neste texto vamos falar de perdoar os outros. Vamos começar.

Em primeiro deixa as pessoas entrar na tua vida. Como disse o filósofo Derrida: “O perdão é muitas vezes confundido, e às vezes de forma calculada, com outros temas relacionados: o pedido de desculpas, o arrependimento,  a prescrição e o agraciamento”. O perdão é uma faixa dupla, não serás capaz de perdoares-te a ti mesmo se não aprenderes a perdoar os outros. Talvez seja preciso permitir que outras pessoas entrem na tua vida para ajudar-te e para fornecer o apoio e a estrutura necessários para que consigas perdoares-te.

Em seguida Elabora um plano ou solução. Para conseguires perdoares-te a ti mesmo, precisas de saber o que deve ser perdoado. Escreva um guia detalhado, isso, poderá ajudar-te a concentrares-te no que é importante e propiciará a estrutura necessária para pedir desculpas a ti mesmo e aos outros.  Na hora de pedir perdão, leva os seguintes aspetos em consideração:

  1. Desculpe-se ou peça desculpas usando uma linguagem direta. Não fiques a dar voltas ao problema. Diz “Eu sinto muito”, ou pergunta ” Perdoas-me?”. Toma cuidado para não soar ambíguo ou passar a impressão de que está a mentir.
  2. Analisa como poderias corrigir uma situação de verdade. Caso estejas a pedir o perdão de outra pessoa, pensa em atitudes específicas que poderão ajudar-vos a fazer as pazes.

Por fim pede desculpas às outras pessoas. Pedir perdão aos outros fará com que te sintas melhor consigo mesmo. Às vezes, esclarecer as coisas com a outra pessoa pode ajudar-nos a resolver uma questão ou a perceber que estávamos a imaginar um problema bem maior do que a situação real. Estudos comprovam que pedir perdão traz mais resultados favoráveis e fortalece os relacionamentos.

Podes sempre aprender mais sobre o perdão nestes textos, aqui tens uma pequena lista de textos para perdoares o teu passado, a ti e aos outros:

  1. Uma carta ao Passado
  2. Fazer as pazes com o Passado
  3. Perdoa-te: Deixa o Passado
  4. Perdoa-te: Assume A responsabilidade
Anúncios

One Comment on “Perdoa-te: Tu e os Outros

  1. Pingback: Perdoa-te: Pratica – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: