Expressar Sentimentos: A consciência

 

No último texto falamos de expressar sentimentos, como é que devíamos de os expressar, quais as melhores maneiras, e, hoje vamos aprender mais sobre a consciência dos nossos sentimentos. Curiosos? Vamos então dar início ao nosso texto.

Em primeiro lugar deves de aceitar as tuas emoções. Antes de fazeres qualquer coisa, precisarás de reconhecer e aceitar que tens sentimentos, e que não há nada de errado nisso. Os sentimentos não são certos ou errados, eles apenas existem. Quando sentires alguma coisa, não fiques irritado contigo mesmo. Em vez disso, diz o que estás a pois  isso é aceitável.

De seguida deverás de reconhecer a forma como o teu  corpo reage aos sentimentos. Os sentimentos são guiados pelas emoções, e estas são controladas pelo cérebro. Quando sentires alguma coisa, escreve as tuas reações fisiológicas. Por exemplo, talvez comeces a suar quando sentes medo, a tua cara começa a ficar quente quando estás envergonhado. Concentra-te nas reações corporais e isso vai ajudar-te a reconhecer os sentimentos quando eles aparecerem

Outra coisa que podes fazer é aprender o vocabulário dos sentimentos. Ao expressar o que estamos a sentir pode ser difícil quando não sabemos as palavras adequadas para o fazer. Tenta, então analisar um “gráfico de sentimentos”, que pode ser facilmente encontrado na internet, para entender a série de diferentes emoções e aprender palavras para descrevê-las.

Tente aprender palavras que tornem os sentimentos tão específicos quanto for possível. Por exemplo, em vez de dizeres “bem”, o que é muito comum, usa palavras como “alegre”, “feliz”, “grato” ou “eufórico”. Por outro lado, em vez de dizer que te sentes “mal”, diz que te sentes “irritado”, “inseguro”, “desmotivado” ou até mesmo “rejeitado”. Basicamente diz o que sentes!

E por último mas não menos importante pergunta-te por que te sentes dessa determinada forma. Faz uma série de questões com “porquê” para chegar à raiz do que estiveres a sentir. Por exemplo, “Sinto que vou chorar. Porquê? Porque estou irritado com meu namorado. Porquê? Porque discutimos. Porquê? Porque ela não me respeita”. Continua com a série de perguntas com “porquê” até chegar à origem dos sentimentos.

Podes descobrir mais aqui:

Expressar Sentimentos: Expressa

Meu Querido Coração

Anúncios

One Comment on “Expressar Sentimentos: A consciência

  1. Pingback: Expressar sentimentos: Expressar para os outros – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: