Como sabes perdoar é difícil. Mas ultimamente aqui temos falado muito de perdoar os outros, assumir a responsabilidade do que fazemos. O caminho para o perdão não é simples, mas com este texto poderás aprender a praticá-lo. Vamos começar.
Em primeiro lugar identifica a razão porque necessitas de te perdoar. Quando admitimos a culpa, podemos ficar com a consciência pesada e sentir a necessidade de receber o perdão, e as nossas memórias podem provocar sentimentos desconfortáveis. Pergunta-te a ti mesmo.
Outro aspeto é aceitar que os erros não te tornam numa pessoa má. Todos nós erramos em alguns momentos da nossa vida. Não penses que o fracasso, independentemente de qual seja, te transformam numa pessoa má. Bill Gates disse uma vez: “É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso”. Aprender com os próprios erros é um passo no caminho para o perdão.
O penúltimo passo é não ter medo de recomeçar. Para te conseguires perdoar de verdade, não tenhas medo de recomeçar do zero. Perdoar-te não significa simplesmente aprender a viver com o passado, mas sim aprender com a experiência que aconteceu no passado. Usa essa aprendizagem para te transformares numa pessoa melhor.
O ultimo aspeto é desenvolver uma nova mentalidade. Aprender com os erros do passado é uma forma de seguir em frente, é utilizar a lição aprendida no passado e te transformares numa pessoa melhor. Estabelece objetivos para o futuro que te ajudem a cultivar uma mentalidade mais forte e positiva. Quando te sentires culpado, segue o conselho de Les Brown: “Perdoa-te pelas suas falhas e erros e siga em frente”.
Para aprenderes mais sobre o perdão temos vários textos que poderás consultares nossos, deixamos-te aqui uma pequena lista de alguns deles: