ytui.jpg

E por fim chegamos ao final da nossa viagem pelos sentimentos, ao longo desta viagem aprendemos a expressar os nossos sentimentos para nós mesmos e agora com este texto vamos aprender a expressá-los para os outros. Vamos iniciar a nossa ultima viagem neste caminho sentimental.

Em primeiro lugar utiliza frases começadas por “Eu”. As frases começadas na primeira pessoa do singular são poderosas na hora de expressar os sentimentos para alguém porque criam uma conexão e não fazem com que a outra pessoa se sinta culpada. Diz algo como: ” Tu fazes-me sentir…” faz com que o outro se sinta culpado e responsável. Reformula a frase e diz algo assim: “Eu sinto-me”. As afirmações iniciadas em “Eu” contam com três partes: a emoção, o comportamento e o porquê. Ao usar afirmações na primeira pessoa do singular, formule uma frase composta.

De seguida inicia  uma conversa a respeito dos teus sentimentos. Decide como iniciar uma discussão a respeito dos teus sentimentos com outras pessoas pode ser uma tarefa intimidante. Se decidires falar com alguém sobre a forma como te sentes, começa de forma positiva, dizendo coisas agradáveis sobre a pessoa e o vosso relacionamento . Em seguida, começa a expressar como te sentes, usa frases iniciadas por “Eu” e sê o mais sincero possível.

Comunique-se de forma clara com os outros. A comunicação é extremamente importante na hora de expressar os sentimentos. Escolha um grupo pessoas queridas e de confiança com as quais possa compartilhar seus sentimentos. Conforme estiver falando, seja tão claro quanto for possível, fazendo uso do vocabulário de sentimentos e de frases na primeira pessoa do singular. Se estiver falando sobre a forma como uma determinada situação o fez sentir, descreva claramente as circunstâncias e os sentimentos resultantes. As pessoas queridas o ouvirão e validarão seus sentimentos.

Os entes queridos também poderão fornecer novas perspetivas sobre determinados situações, que talvez você nem tenha considerado. Eles poderão funcionar como um ótimo grupo de conselheiros e vão ajudá-lo a lidar com seus sentimentos.

Outro passo importante é ouvir os outros quando estiverem a falando. A comunicação é uma faixa dupla, portanto precisarás aprender a ouvir com atenção para poder comunicares-te de forma eficaz. Quando alguém estiver a falar  contigo, dá toda a tua atenção. A tua opinião poderá incluir pedidos de esclarecimentos, como: “Ouvi-te a dizer que te sentes…” ou reflete sobre as palavras da outra pessoa, como: “Isto parece importante para ti porque…”

De seguida respira profundamente. Antes de reagir emocionalmente a uma situação,  respira fundo. É cientificamente provado que a respiração profunda relaxa o corpo e diminui a pressão sanguínea.  Se respirares antes de tomar uma atitude, poderás arrefecer a cabeça e agir de forma mais responsável.  Para maior eficácia, pratica a respiração profunda pelo menos três vezes por semana.

Ainda neste caminho cerca-te de pessoas positivas e dignas de confiança. Como criaturas sociais, temos a tendência de nos igualarmos ao tom da situação. Se estiveres rodeado de pessoas que falam mal dos outros, estarás inclinado a adotar essa negatividade. Por outro lado, se estiveres rodeado de positividade, vais evoluir e sentires-te protegido. Os amigos que decidimos manter á nossa volta propiciarão o ambiente para alcançarmos ou não o sucesso. Se tiver um bom grupo de amigos, sentiras-te mais à vontade na hora de expressar os verdadeiros sentimentos.

Por fim procura apoio emocional se estiveres a enfrentar dificuldades para expressar as emoções. Não há nada de errado contigo se tiveres dificuldades para expressar os sentimentos. Talvez seja preciso consultar um profissional treinado para falar sobre sentimentos e ajudar-te a expressar os teus.

Deixo-te aqui alguns textos que também poderás ver sobre este tema de expressar os sentimentos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s