Viver o Momento: Materializa

 

Ahhh… viver o momento. Muitos de nós não o conseguimos fazer, embora no último texto já tenhamos aprendido alguma coisa! Hoje iremos materializar o nosso momento. Curioso? Então vamos lá iniciar o nosso texto.

Em primeiro lugar equilibra os teus sentidos. Conectares-te mais aos teus sentidos é uma forma importante de viver o momento, eles ajudam-te a te manteres ligado à realidade física. O que vês, ouves, provas, cheiras e o que tocas é o momento. Ao tornares-te mais percetivo aos teus sentidos e fazeres coisas que te ajudem a aumenta-los vai ajudar-te a apreciar o presente e consequentemente o momento que estás a viver.

Outro ponto importante é aprenderes a saborear. Quando estás num lugar bonito, ou vais a um evento maravilhoso, já imaginaste como uma memória enquanto ele ainda está acontecendo? Quantos bons momentos não foram estragados por sabermos que eles iriam terminar logo? Usa os teus sentidos para ajudar-te a praticar e aproveitar os momentos pelo que são agora. Pensa em saborear os momentos em termos de gratidão. Vamos dizer que estás num barco partilhando uns copos com os teus amigos, e o sol está a começar a pôr-se. Sê grato pela água, pelo sol, pelos teus amigos, e por tudo aquilo que envolve o momento. Ficar chateado que logo será hora de voltar para a margem é uma forma de rejeitar o momento enquanto ele acontecia.

De seguida Mexe-te. Quase todo tipo de atividade física pode levar a sentimentos de viver o momento. Correr, nadar, andar de bicicleta, fazer yoga, caminhar, basicamente qualquer atividade física geralmente requer total atenção e concentração. A tua mente e o teu corpo estão a agir como um só. Pode doer ou pode ser bom, mas de qualquer forma, fazem com que te  mantenhas ligado ao momento presente o tempo todo.

Ainda podes dedicar-te à arte. Não importa se preferes fazer isso através de pinturas, esculturas, música, escrita, tricô ou fotografia, fazer arte é uma forma maravilhosa de conectares os teus pensamentos com o momento presente. Perde-te nas pinceladas ou nas personagens do livro que estás a criar. Fazer arte requer um foco tão intenso que é improvável que as tuas preocupações e problemas interfiram com o momento  que estás a viver!

Por fim Respira. Quando tudo mais falhar, respira fundo várias vezes para voltar ao momento presente. Durante aqueles momentos nos quais os teus pensamentos saltam de um problema para o outro e não consegues te focar no presente, para e respira. Respira fundo cinco vezes ou mais se for o caso, inspira profundamente pelo nariz e expira pela boca. E depois volta a forcar-te no momento que estás a viver.

Deixo aqui uma pequena lista de textos que possam ajudar-te a viver o momento e a seres mais feliz!

  1. O Segredo do Hoje
  2. Eliminar o STRESS: Relaxa a Mente
  3. Viver o Momento: A Mudança
  4. Auto-Estima: Vida Positiva

 

Anúncios

2 Comments on “Viver o Momento: Materializa

  1. Pingback: Viver o Momento: Tempo Diferente – O Teu Bem-Estar

  2. Pingback: Mais Gratidão – O Teu Bem-Estar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: