000.jpg

Às vezes dizer não pode ser complicado e por isso hoje trago até ti este tema do aprender a dizer NÃO! Independentemente de seres homem ou mulher, saber dizer não de maneira educada pode ter um impacto imenso em qualquer tipo de relacionamento. Vamos dar inicio então ao nosso texto.


Em primeiro lugar entende que dizer que não não é difícil! Quase todos aprendemos desde pequenos que dizer sim é mais fácil e faz com que recebamos carinho e aprovação da nossa família. Isso acaba por nos deixar com uma necessidade muito forte de agradar os pais e aos outros familiares também, e desde pequenos a palavra “sim” está ligada ao amor e consequentemente ao medo do abandono. Ou podemos ter medo de afastar e perder os nossos parceiros ou pessoas importantes. Com os nossos amigos, dizer não pode causar mal-entendidos ou magoar alguém. Também há o medo de que dizer não no trabalho passe uma impressão menos boa ou nos  impeça que sejamos promovidos. Dizer sim é ótimo na teoria, mas dizer sim demais pode causar problemas. Aprender o porquê de dizer não é importante. Aprender a dizer não educadamente é um caminho para criar e manter vínculos saudáveis.

 

De seguida tira em tempo para ti. Vários  estudos dizem  que ter um tempo para pensar antes de dizer não faz toda a diferença.  Se estiveres a  tentar decidir como negar um convite ou pedido, lembra-te de que não precisas de responder na mesma hora. Ganha algum tempo para evitar enrolar o assunto ou magoar alguém. Não demores muito, pois não é justo fazer a outra pessoa esperar. Evita dizer sim na mesma hora e mudar de ideia depois, isso vai atrapalhar ou estragar totalmente a tua credibilidade.

Outra nota importante é não deixes os teus valores de lado. Se alguém pedir  para fazeres  algo que seja contra os teus princípios, pode ser melhor dizer não de uma maneira que não resulte em confronto direto. Pare  um tempo para decidir e diga que precisa pensar um pouco. Pense com cuidado nos teus princípios antes de dizer sim para algo com que não te sintas confortável a fazê-lo. Por exemplo, imagina que uma amiga te pede par escreveres uma carta de recomendação para um parente dela. Podes dizer algo do tipo “Eu não conheço esta pessoa tão bem e não me sentiria confortável em escrever como se a conhecesse”.

Experimenta não dizer não.  Não diga sim, mas entende que podes negar algo sem realmente dizer não. Em vez disso, explique claramente as tuas preocupações e os motivos para  recusares .Por exemplo, se o teu chefe pedir que participes num projeto, não diga apenas que a tua carga de trabalho não permite. Em vez disso, diz algo do tipo “Estou a trabalhar no projeto “X”, a ser entregue semana que vem, e no “Y”, que apresentaremos no próximo mês. Quanto tempo você pode me dar para completar este projeto?”.

Por fim sê honesto e firme quando dizes não. Por vezes dá vontade de contar uma mentira inocente ou inventar uma história elaborada antes de dizer não. Mas ao fazeres isso, estás a arriscar a tua credibilidade caso sejas descoberto, e também põe os teus relacionamentos em risco. No fim das contas, ser honesto é ser gentil. Quando digo para seres firme é apenas para não cederes quando dizes não, por mais vezes que a pessoa insista mantém-te firme e diz não.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Dia Do Não

  1. Gostei do blog e gostei do tema Dizer NÃO, APRENDER A SER ASSERTIVO/A NÃO É FÁCIL e sim necessário e concordo com o que escreveu.
    Gostei bastante do blog vou passando por aqui o meu blog aborda outro tema contudo adoro leitura, poemas poesia
    Lady Lorena

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s