Ser ou não ser livre…

Olá, meus amigos,

Como sabem, há muitos livros que são baseados em documentos verídicos ou em momentos da nossa história.

O livro de que vos vou falar insere-se nesse tema. Hoje vou falar-vos do Diário de Ann Frank.

Este livro está integrado no Plano Nacional de Leitura (PNL) dos alunos do nono ano de escolaridade. É um livro que retrata um dos períodos mais negros da história mundial, a II Guerra Mundial.

Este livro foi baseado nos diários que Frank escreveu nos dois anos que esteve escondida num anexo de uma velha fábrica, ela mais sete pessoas, porque todos tiveram o azar de nascerem judeus

É um livro que, apesar do tema tratado, é muito inocente, pois é contado pelos olhos de uma criança. Ela conta-nos o dia-a-dia de oito pessoas que foram obrigadas a se esconderem para evitar serem enviadas para campos de concentração. Fala-nos das refeições que tomavam, da jiga joga que tinham de fazer para tomar um simples banho, das privações que passaram, entre outros.

Basicamente, é um relato de tudo o que aquelas oito pessoas tiveram de abdicar em nome da sobrevivência, sempre na mente que um dia iam recuperar a tão esperada liberdade.

Ela tinha esperança de que a guerra iria terminar em breve. Percebem por que vos digo que é um livro inocente?

Hoje em dia, todos sabemos o que é viver em liberdade, porque vivemos em democracia. Falamos o que queremos, escrevemos o que queremos, fazemos o que queremos….

Contudo, há um velho ditado que nos diz que a nossa liberdade termina quando menosprezamos a liberdade do outro. Lembrem-se que a liberdade é um dos bens mais preciosos que temos. Mas, como tudo na vida, tem de ser preservada, pois um dia somos livres, no outro podemos não ser.

Peço que fechem os olhos e que pensem nas vezes que foram injustos com o próximo, nas vezes que impuseram a vossa vontade sob a vontade do próximo, nas vezes que puseram uma pessoa de lado, pelo simples facto de ela ser diferente.

Agora pergunto-vos: Valeu a pena?

Deixo-vos com esta pergunta no ar. Como sempre, vou querer saber a vossa opinião

Não se esqueçam de ler e de voar…

Abraços & Beijos

TCR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: