Qual é o Significado da Vida?

Hoje trago uma questão um pouco filosófica e, como tal, não existe nenhuma resposta para esta pergunta, mas sim vários pontos de vista. Mas afinal qual é o significado da Vida? O significado da vida como a percebemos é derivado da nossa contemplação filosófica e religiosa, investigações científicas sobre a existência, laços sociais, consciência e felicidade. Muitas outras questões também estão envolvidas, como significado simbólico, ontologia, valor, propósito, ética, bem e mal, livre arbítrio, existência de um ou vários deuses, concepções de Deus, alma e vida após a morte. As contribuições científicas concentram-se, principalmente, na descrição de factos empíricos relacionados ao universo, explorando assim o contexto e os parâmetros relativos ao “como” da vida.

Provavelmente, todos nós, numa fase da nossa vida, perguntamos-nos “Qual é o significado da minha vida?”. Nós, seres humanos geralmente distraimo-nos com o que pode ser o cerne da nossa realidade, vivendo assim com o mundo ao nosso redor. A frase que típica ou popularmente dizemos “Podes fugir, mas não te podes esconder” vem de vez em quando e faz -nos pensar se realmente vivemos como deveríamos.

E por isso decidi preparar algumas distrações nesta vida. O significado da tua vida dependerá, em parte, de que tipo de objetivos que estabeleceste para ti mesmo. Enquanto algumas pessoas podem procurar a iluminação espiritual ou a expressão artística, tu podes simplesmente estar a procurar a felicidade. É provável que mesmo aqueles que escolhem o “dinheiro” como o significado da sua vida, estejam realmente a procurar a felicidade. Se estás a tentar descobrir qual é realmente o significado da vida, é hora de fazeres alguma introspecção. Pensa que a tua vida é um jardim em que plantaste as flores mais bonitas, mas, em vez de rosas e tulipas, encontras o jardim cheio de ervas daninhas. As ervas daninhas podem ter ocultado e ofuscado o que esperavas alcançar e podem incluir ganância, ciúme, raiva, trabalho contínuo e conflitos dentro da família.

Estas e outras distracções podem afastar-te do teu verdadeiro significado de vida e deixar-te insatisfeito e sentindo que perdeste algo muito importante. As pessoas que atingem a meia-idade, geralmente, são atormentadas por esses pensamentos e perguntam-se o que poderia ter acontecido com os jovens idealistas que eram antes.

Vamos agora passar à parte em que iremos transformar a nossa vida. Como sabes, nunca é tarde para recuperar a tua procura pelo significado da vida, e muitas pessoas dedicaram um tempo para se afastarem do seu estilo de vida agitado e dar uma olhadela longa e dura sobre onde estiveram o tempo todo e para onde estão a ir. Em muitos casos, as pessoas conseguem “encontrar-se” e aproveitar mais a vida e aqueles a quem estão mais próximos.

Ficar longe de casa, família e trabalho pode permitir que diminuas o ritmo e comeces a apreciar-te a ti mesmo e ao mundo ao teu redor. Fazer uma peregrinação a um santuário ou a outro local religioso significativo também pode ajudar-te a descobrir o teu significado de vida. Desviar a mente do mundo para o espiritual pode ajudar-te a perceber o que é realmente importante.

O significado da vida está, sem sombra de dúvidas, dentro de cada um de nós e, por causa disso, a meditação é uma boa maneira de te ajudar a entender melhor isso e, principalmente, a si mesmo. Aprenda a relaxar e a concentrares-te no mundo circundante e isso lhe trará uma paz interior. Poderás abrir um diálogo interno silencioso que não precisa de palavras e apreciarás a si e à sua família melhor.

Envolve-te nas necessidades dos outros. Oferece-te para trabalhar com os menos afortunados. Isso geralmente pode ajudar-te a encontrar mais significado na tua própria vida. Depois de deixar de lado as tuas próprias necessidades, descobrirás que a tua vida tem muito mais significado e direção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s