Conselho da Semana

Olá a todos, como foi a vossa semana? Espero que tenha corrido tudo pelo melhor. Como vão as vossas compras de Natal? Já têm tudo pronto para a grande noite de 24 para 25? Espero que sim.

Hoje decidi trazer um conselho diferente de todos os outros. Como sabem, durante todo o mês de dezembro parece que as coisas mexem mais com o nosso coração. A compaixão e a vontade de querer ajudar salta do nosso corpo, por isso vos trago um conselho de amor e família. O que vos parece?

O Natal é aquela típica época que a família toda se reúne e conversa sobre todos os assuntos que não prestaram tanta atenção durante o ano. É aquela altura onde os primos brincam todos juntos, independentemente da idade que tenham, onde os tios e as tias voltam a ser crianças durante um dia e esquecem os problemas quotidianos.

Onde os mais pequenos fazem as suas gracinhas e deslumbram a família inteira com memórias que irão ser guardadas para momentos futuros. Felizmente, tenho uma família onde tudo isto acontece, mas a pessoa mais dedicada a esta tradição já não está em condições de a levar a bom porto e isso tem afectado tudo e todos.

Anúncios

Há cerca de 6/7 anos, minha avó teve um AVC. Devido a isso, ela deixou de fazer grande parte das suas iguarias, nomeadamente os Pavet, as filhoses e muitas outras mais tradicionais. Dantes passávamos muitos dias lá em casa a preparar tudo e hoje é só o 25 e o 26, porque o meu avó faz anos a 26. E eu pergunto-me , se ela nunca tivesse tido o AVC, como estaria hoje?

Fazer perguntas para as quais só a imaginação nos pode responder talvez não seja o melhor, por isso ignoro o assunto, mas confesso que fico um pouco mais triste por não existir a tradição como era antigamente.

Antigamente o dia 23 era o dia de fazer os bolos, o dia 24 a típica Seia de natal ou consoada e o 25, o dia em que abríamos os presentes à hora de almoço. Passávamos as tardes entregues a jogos de tabuleiro e onde desfrutávamos do belo jantar tardio. Hoje a tradição foi alterada, mas estou grato por estarmos aqui todos por mais um ano a celebrar o Natal, em Família.

Não deixo nenhum conselho a não ser o “Aproveita e agradece”. Tudo muda e, por vezes, as coisas têm de ser mudadas para serem valorizadas. Aproveita cada momento e agradece cada gargalhada que deres esta semana.

Desejo a todos um óptimo natal, cheio de saúde, amor e, principalmente, bons momentos em família!


Até para a semana!

Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s