
Olá, meus queridos, hoje é dia da nossa rubrica. A frase escolhida para esta semana é “Tu não te tens de justificar!”, retirada do blogue “Às 9 no meu blogue”.

Esta frase é para todos aqueles que sentem a necessidade de se justificar aos outros, constantemente. Fazem-no quase como uma obrigação, pois acham que vão ser mais compreendidos ou mais bem vistos se o fizerem.
Mas agora pergunto-me: será que não temos livre arbítrio para tomarmos a nossas próprias decisões sem termos, obrigatoriamente, de prestar cavaco aos outros?
A resposta para mim é sim. Não temos de nos justificar sempre, a toda a hora. Temos sim a obrigação de respeitar o outro para que as nossas decisões não o afetem, porque como diz o ditado “a minha liberdade termina onde começa a tua”. Este é o único caso, na minha opinião, em que temos de ter cuidado com as nossas ações. Se acharmos que a mesma prejudicou alguém, aí sim, temos de nos justificar. De resto, não há essa necessidade, porque estamos a agir consoante aquilo que a nossa consciência dita e é ela que comanda a nossa vida.
Justifiquem só o que for extremamente necessário. O resto, fica para vocês, pois só vocês caminham com os vossos pés e não os outros ….