O Método do Perdão

Hoje vou falar-vos de uma técnica ou prática havaiana antiga, muito simples mas poderosa, conhecida como Ho’oponopono, que contém quatro frases bonitas que devem ajudar as pessoas a abandonar o seu ressentimento, perdoar e depois permitir que o seu amor simplesmente governe os seus corações.

Como podemos libertar os ressentimentos? Essa é a pergunta que vamos responder agora. Aqui estão essas quatro frases:

Desculpa
Com os olhos fechados, devemos imaginar o indivíduo que gostaríamos de perdoar, ou a pessoa que queremos nos perdoe, sentado à nossa frente e repetimos esta palavra mágica: “Desculpa”

De facto, se sentirmos um grande ressentimento e raiva contra esse indivíduo ou pensarmos que ele ou ela se sente em relação a nós, a princípio, parecerá falso, mas, à medida que continuarmos com a prática, as coisas vão mudar e estamos a libertar a resistência, passo a passo.

Perdoa-me
Manter o ressentimento nunca nos traz algo de bom; portanto, devemos libertá-lo e permitir que o amor e a paz interior governem os nossos corações. Se esse indivíduo nos magoou, ou nós o magoamos, isso não é importante. Tudo o que realmente importa é simplesmente pedir e permitir que o processo de perdão aconteça dizendo estas três palavras: “Por favor, Perdoa-me!” Isso será realmente útil.

Obrigado
Embora possamos não entender muito bem porque temos que dizer “obrigado” a alguém que nos tratou mal ou a quem tratamos mal, a resistência estará lá; no entanto, à medida que vamos aprofundar essa prática, tudo vai mudar e tudo começará a fazer sentido para nós.

Eu Amo-te
Sentiremos uma maior resistência quando chegarmos à quarta parte, e, como já mencionamos no início, parecerá realmente falso, mas à medida que aprofundarmos esta prática, sentirmo-nos-emos mais em paz e relaxados. Esta prática definitivamente ajudar-nos-á a libertar ressentimentos e também a perdoar, não apenas aqueles que nos trataram mal, mas também a nós mesmos, mantendo-nos sãos neste mundo que às vezes parece que anda louco.

%d bloggers like this: