Protege a TUA ENERGIA!

Como sabes, vivemos de energia, somos energia e, consequentemente, temos de a proteger. Proteger a nossa energia é importante, porque nos permite tirar o máximo proveito da vida. Para aqueles que são altamente sensíveis ou tendem sempre a ajudar outras pessoas, aprender a proteger a energia é crucial para garantir que não dás demasiada energia aos outros e não a aproveitas para ti!

Antes de chegarmos a técnicas específicas que podes usar para proteger a energia, primeiro precisamos estabelecer o nosso mapa semanal de energia. Há várias perguntas que podes fazer, tais como, O que tira e o que reabastece a nossa energia? Existem ambientes ou eventos específicos que consomem a tua energia e outros que o iluminam? E quanto a pessoas ou grupos específicos? Existem momentos do dia ou da semana em que tens mais ou menos energia? E os sons e cheiros?

Anota tudo isto! Mantém um diário de energia por algumas semanas. Todas as noite, escreve o que notaste que te deixou com pouca energia e o que aumentou a tua energia.

Vamos passar agora às Técnicas! Vou deixar aqui três dicas para começares a proteger a tua energia! Não te preocupes que são técnicas simples e fáceis!

  • Criar momentos de descanso
    • Pode existir atividades que goste, mas que podem deixar esgotado. Exemplos comuns são as grandes reuniões de grupo, viagens e exercícios. Certifica-te de construir o tempo de descanso necessário, posteriormente, para não tentar correr com um tanque vazio;
  • Evita ou Minamiza tempo com “Vampiros Energéticos”
    • Depois de identificar quem parece consumir a tua energia, podes simplesmente optar por passar menos tempo com eles ou não os ver. Por que passar tempo com alguém que te deixa esgotado? Quando essa opção não for possível, a próxima dica será útil.
  • Aprende a Dizer NÃO!
    • Planifica as expetativas dos outros. Decide quanto tempo gastarás com alguém. Sê claro e cumpre-o. Ao lidar com rainhas do drama (aquela pessoa que sempre tem problemas sobre as quais deseja falar), podes optar por não perguntar como elas estão! Protege o teu espaço também. Decide quem deve entrar na tua casa, por quanto tempo e que tipos de comportamentos são aceitáveis.

Estas foram algumas dicas para protegeres a tua energia! Mantém em prática e olha melhor para a tua energia! Não deixes que te suguem!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: