
O nosso valor tem de ser decidido por nós e não pelos outros! Não, não podemos colocar o nosso valor com base em algo externo a nós. Tal como o nosso trabalho não pode decidir sobre o nosso valor, nem as nossas amizades ou até mesmo os nossos relacionamentos não o podem fazer!
Se decidires o teu valor a partir dos fatores externos, independentemente da fonte utilizada, o teu valor irá subir ou descer. E não confiarás em ti. Não te esqueças que os fatores externos estão sempre a mudar e a sofrer alterações.
Agora pensa no teu trabalho. Ele é a principal maneira de ganhares dinheiro e manteres uma vida minimamente estável. Como sabes, um emprego pode ter um grande mercado agora e daqui a um ano já não existir mercado para o trabalho que tens hoje. Agora pergunto… “Perdeste o teu valor?”
Assim como os nossos relacionamentos não podem decidir o nosso valor, independentemente do tempo que demoras a recuperar de o fim de uma relação, isso faz com que não tenhas valor? Se os teus amigos se vão casar e optarem-te por não te levar, significa que não tens valor para eles? Tudo isto é baseado no teu relacionamento com eles e esse é o fator determinante.
Já que estamos a falar de relacionamentos, passamos para o nosso relacionamento na Internet!Como sabes, o mundo digital afeta o automatismo de muita gente, com muitos gostos e comentários nas fotografias, os seguidores, a caixa de correio electrónico sempre cheia de notificações. Mas não o teu valor não pode ser baseado por este mundo digital!
Lembra-te que o único ponto da tua vida que não podes determinar é quem tu és, assim como os outros não podem determinar o teu valor. Olha ao espelho e diz: “O Que importa sou eu. É Comigo. Eu sei que tenho valor e sou amado por mim!”