Tempos de Isolamento NÃO de MEDO: COVID-19

Nos momentos em que o medo e a incerteza se espalham como fogo, é crucial manter a calma, a cabeça sóbria e bem informada. Ao falar em manter-se bem informado, escolha sabiamente quem deixa entrar no teu espaço. Nem tudo que lemos on-line e ouvimos na TV é verdade. Existem muitas ideias tóxicas nos media, não os compre, não alimente a ignorância. Esta situação é muito real, como é o Covid-19.

Anúncios

As pessoas tendem a sensacionalizar as informações e a colocar as coisas fora de proporção, apenas para obter lucros. Esse é o caso desde o início da media das massa, mas agora não precisamos de entrar em pânico. Presta atenção às informações que fazem sentido e que não se baseiam no controlo do medo. A saúde mental é tão importante quanto permanecer fisicamente seguro. A calma é a ordem do dia. É muito importante não ter medo, mas sê inteligente e mostrar compreensão, autodisciplina e compaixão.

Os nossos idosos são os mais afetados e, por mais que eu esteja preocupado com seu bem-estar físico, estou mais apreensivo com o seu estado mental. A maioria deles fica em casa de qualquer maneira, mas agora os media continuam, constantemente, a falar sobre os números de infetados e mortos e sobre eles serem o grupo social de maior risco.

Estar em constante estado de alerta pode ter um grande impacto no estado mental e emocional, especialmente se pertence a um desses grupos de risco. Obviamente, médicos e cientistas precisam manter o público informado, mas isso pode ser bastante assustador e causar ansiedade, especialmente nas pessoas com a saúde já comprometida.

Anúncios

Sugiro que todos fiquemos de olho nos nossos idosos. Comuniquem com eles diariamente e muito mais, se for necessário. Faz isso principalmente por meio das redes sociais ou telefone, se precisares de abordar algum idoso ou alguém com problemas de saúde, mantém a distância e usa uma máscara. Oferece a tua ajuda a quem precisa, mas toma cuidado para não arriscares o teu próprio bem-estar.

Somos mais fortes quando estamos unidos. O nosso objetivo agora deve ser a colaboração, não a competição. Não exageres nas idas aos supermercados, os outros também precisam de ter comida. Cria um sistema de apoio para a tua família, amigos, vizinhos e até parentes distantes. Usa as redes sociais cria um grupo WhatsApp e Facebook e verifica se as necessidades básicas de todos são atendidas.

Anúncios

Atualmente, não há cura conhecida pela ciência que tenha um efeito drástico no Covid-19; portanto, a melhor coisa a fazer para te protegeres é manteres-te saudável no conforto da tua casa. Cancela todas as reuniões sociais, não vás a ginásios e bibliotecas e tenta trabalhar em casa. TU podes carregar e espalhar o vírus, mesmo sem mostrar sintomas. A Quarentena é a redução de risco do nível mais alto. Quanto mais rápido pararmos a propagação do vírus, mais cedo voltaremos a viver as nossas vidas normais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s