Silver Bay – A Baía do Desejo

Olá, meus amigos, como sabem terça feira é sinónimo da nossa rubrica. O livro escolhido para hoje é o Silver Bay – A Baía dos Desejos, de Jojo Moyes.

A ação deste livro decorre numa pacata vila costeira da Austrália, cujos habitantes vivem daquilo que a costa lhes dá e também do turismo, porque nas águas residem golfinhos e baleias que fazem as delícias de quem lá habita e também de quem lá vai com esse único propósito.

Contudo, esta pacatez irá ser posta em causa quando uma grande empresa londrina decide construir um empreendimento turístico lá. Mike Dormer, funcionário dessa empresa, é incumbido de ir a Silver Bay para tratar de todos os preparativos para que esse empreendimento se transforme em realidade. Mal sabia ele que a sua vida ia mudar.

Digamos que Mike, apesar de ter um emprego de sonho, a nível pessoal, não tinha a mesma realização. Quando lá chega hospeda-se no Hotel Silver Bay, cuja proprietária Kathleen era a lendária senhora dos tubarões que tinha caçado um, sozinha, com apenas dezasseis anos. Quão fantástico isso é?

Kathleen já se ausentara das suas andanças no mar e passara o testemunho à sua sobrinha, Liza McCullen, que tinha uma filha, a pequena Hannah, que tenha o mesmo fascínio pelo mar como a sua mãe e tia.

O mar para Liza dá-lhe uma sensação de liberdade. Com o desenrolar da ação, percebemos que Liza foi para Austrália para fugir a um passado de violência doméstica. Pior do que isso, foi ter pensado, durante muitos anos, que tivera culpa na morte da filha que tivera com o seu abusador.

Escusado será dizer que Mike e Liza apaixonar-se-ão. Contudo, quando Liza descobre o verdadeiro motivo da presença de Mike, tudo desmorona. Mike, que se tinha apaixonado também pela pacata vila, decide boicotar o negócio do seu ex-sogro (Mike tinha a posição que tinha na empresa por namorar a filha do dono. Mas quando rompeu o noivado percebeu que existiam coisas mais importantes do que um simples trabalho).

Ao início não foi fácil. Liza que já contara a sua história de vida ao Mike decide tornar a sua história pública para que a pacatez da vila não fosse perturbada. Ela pensava que se se entregasse, as atenções voltar-se-iam para ela e acabariam por se esquecer do empreendimento. Mike não queria aceitar esta decisão, pelo que falou com a sua irmã que era jornalista para que ela investigasse o passado de Liza. Ao investigar, descobre que a sua filha, que ela pensara estar morta, afinal estava viva. O ex-marido dela, atual vereador, ocultara-lhe a verdade. Quando Liza descobriu, sentiu que a sua vida renascera. Como já não se precisava de se entregar, Silver Bay estava perdida. Até que um pescador local, Greg, espalha a notícia de que tinha capturado um tubarão-tigre, espécie raro naquela zona. Essa notícia despertou o interesse de toda a comunicação social. O caso raro foi tão divulgado que o governo local de Silver Bay volta atrás com a palavra e decide tornar aquela zona numa zona especial o que impede a construção do tal empreendimento.

Resumindo e concluindo, tudo volta ao normal. Silver Bay continua a ser a pacata vila que sempre foi, Liza encontra um homem de verdade (Mike e Liza fizeram as pazes) e reencontra-se com a filha que julgara morta.

Por pior que seja o nosso passado, há sempre uma luz ao fundo do túnel. Por vezes, esquecemos-nos que o passado nos molda, mas não nos podemos deixar que ele nos seque, senão não há presente nem futuro.

Outra mensagem que podemos retirar deste livro é que há coisas mais importantes do que o dinheiro. A nossa felicidade é, e será sempre, aquilo que devemos perseguir, por mais longe que tenhamos de ir. Quem sabe o que nos espera? Se não saíres da tua zona de conforto, poderás nunca encontrar o teu porto de abrigo.

Até para a semana,

TCR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s