SENTIR….Tristeza

Estamos de volta para voltarmos a Sentir. Sentir faz parte da vida, mas, por vezes, por razões várias, não nos permitimos sentir.

Hoje trago-vos uma emoção diferente das outras, esta é uma emoção que não é positiva, mas, por vezes, pode ser bastante libertadora. Hoje vamos falar da Tristeza.

Anúncios

A Tristeza, no dicionário, é descrita como “Qualidade ou condição de triste; falta de alegria; melancolia.”. Agora, pergunto-te, para ti, o que quer significa tristeza? O que ela provoca em ti? Atrapalha as tuas atividades do quotiadiano? Pode parecer uma emoção chata para falarmos, mas afinal, quem nunca se sentiu triste pelo menos algumas vezes na vida? É normal, não? Mas, como sempre, acreditamos que quanto mais conversamos sobre esses sentimentos e sensações, mais conseguiremos trabalhá-los dentro de nós e melhor saberemos superá-los e aceitá-los!

A tristeza é um dos seis sentimentos fundamentais que todo ser humano é capaz de sentir, assim como, a felicidade, a raiva, o medo, a repulsa e a surpresa. Ela é, como todos os sentimentos, uma resposta e uma reação a algo que acontece na nossa vida ou na vida de outras pessoas. Alguns especialistas garantem que a tristeza é um dos sentimentos mais duradouros quando provocados, muito mais do que a alegria ou felicidade. Isso porque costumamos remoer essa sensação por mais tempo, o que pode gerar um problema maior, que não é só a tristeza em si, mas transtornos de ansiedade e de depressão.

Anúncios

Para teres uma ideia da dimensão da tristeza, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 120 milhões de pessoas no mundo sofrem de tristeza profunda. E segundo a mesma, a causa desses números está relacionada à situação de perda de alguém querido, o fim de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, descontentamento com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Estes dados da OMS só nos faz- reforçar que os cuidados com o bem-estar emocional são importantes para a vida de todos nós, pois, na alegria ou na tristeza, todos temos sensações internas para superar e nem sempre é com frases motivadoras ou lições de outros que vamos conseguir. Por vezes, é preciso a ajuda de um especialista, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras.

Hoje convido-te a escreveres no teu caderno estes sentimentos! Escreve tudo, liberta-te destes sentimentos tristes, eles não te estão a ajudar, por isso trabalha eles dentro de ti e elimina!


Até daqui a Quinze dias

Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s