Escrever, Transformar & Ser Vol.2 Cap.XXI

E se eu te dissesse que podes colocar a tua Vida em palavras? Se eu te dissesse que tens tanto em ti, que podes partilhar e ao mesmo tempo desvendar?

A nossa vida é um conjunto de inúmeras situações que vamos saboreando ao longo do nosso crescimento, da nossa caminha, situações que são uma fonte inesgotável de emoções, sentimentos e que moldam os nossos comportamentos.

Alguns momentos da nossa vida são partilhados com os nossos amigos, familiares, colegas, mas outros são guardados dentro de nós, pelo receio da sua partilha, pelo medo de baixarmos as nossas defesas e também, pela fuga à sua compreensão profunda, devido às marcas que deixam e perpetuam em nós.

Anúncios

Somos caminhantes de um percurso de alegrias, tristezas, de perdas e vitórias e são todos esses momentos que devem ser apreciados intensamente, com os nossos sentidos unidos para que ao apreciar cada segundo possamos atribuir ainda mais importância à nossa Vida, à nossa existência e à existência de todos aqueles que nos rodeiam.

Mais do que as emoções que experienciamos em cada momento de aprendizagem, podemos também escrever sobre essas situações, revelando um grande potencial de desenvolvimento que trazemos em nós e que muitas vezes não queremos revelar. Acreditem que somos capazes de expressar o que sentimos, o que vivemos, o que sonhamos, o que e quem somos.

Quem não se lembra das cartas, por exemplo, que trocávamos com os nossos amigos de infância? Eram cartas inocentes onde perpetuávamos a nossa amizade, onde confidenciávamos os nossos segredos, onde fortalecíamos os elos que nos uniam. Este é um dos exemplos em que a nossa vida era colocada em palavras.

Na nossa adolescência, muitos de nós, escreviam no seu diário tudo aquilo que mais ninguém podia saber, todas aquelas experiências e emoções que marcavam os nossos dias e que faziam com que sentíssemos a necessidade de partilhar, de colocar numa folha de papel, para que por instantes parecesse mais real, eterno e pudesse ser entendido, a cada vez que era lido.

Anúncios

Crescemos e muitas vezes, vamos esquecendo que cada dia sentimos novas emoções, em diferentes momentos ou em outros tão similares com os que vivemos na nossa adolescência. Emoções que guardamos e julgamos entender, mas que ficam guardadas num recanto, para que um dia possam ser reveladas. 

É este o desafio que a Vida nos oferece: que escrevamos sobre o que sentimos, o que queremos, o que sonhamos. Não têm que ser palavras para serem partilhadas com o mundo, apenas para nos ajudar a compreender a nossa caminhada, o nosso mundo emocional.

As nossas relações, estabelecidas em diversos contextos, são uma fonte de sentimentos e emoções distintas e são o motivo pelo qual sentimos necessidade de nos expressar, para que sejam aperfeiçoadas, valorizadas e mantidas durante um longo período de tempo.

São a base das histórias da nossa vida, da nossa história onde entram e saem constantemente novas pessoas, que ao relacionarem-se connosco estão a nos oferecer oportunidades únicas para crescer.Escrever a vida não é fácil! Há momentos que não queremos relembrar, pela sua carga menos positiva e pelos efeitos que causaram em nós. Há outros momentos que nos fazem viajar no tempo e recordar os primeiros momentos, as primeiras vezes. Recordar a vida em palavras é recuperar as memórias, as pessoas que fizeram e/ou fazem parte da nossa história

Anúncios

Receias escrever sobre o teu passado? Não tenhas medo de olhar para o teu passado, pois foi esse tempo que te ofereceu oportunidades para cresceres e te desenvolveres e nos dias de hoje, é possível através das palavras regressar a esses momentos e até compreender o que na altura era de todo compreensível.

Podes escrever sobre os primeiros amores, os professores e os anos escolares que pareciam intermináveis, podes recuperar alguns sonhos e ao explanares cada um deles, poderás vir a perceber que hoje, podes realizar alguns que tinhas deixado para trás. 

As palavras que fores escrevendo vão pouco a pouco, ajudar-te a recuperar algumas emoções e energia, quando perceberes que cada dia foi um momento de aprendizagem e que o passado foi um mestre, que hoje podes utilizar para delineares o teu futuro.

Queres escrever o teu futuro? Sem qualquer sentido divinatório, podes escrever sobre o quer querer atingir, o que ambicionas, como te vês daqui a algum tempo, quais as tuas metas e os teus objetivos.

As palavras que hoje escreveres sobre o teu amanhã, tornam-se coordenadas que te orientarão para o estabelecimento dos teus objetivos, o encontro dos teus propósitos e o atingir dos teus horizontes. Haverá sempre imprevistos e obstáculos a superar, mas se escreveres sobre aquilo que acreditas, que realmente queres para a tua vida, encontrarás as ferramentas necessárias para ultrapassares os simples ou grandes entraves da vida.

Anúncios

A vida, quando colocada em palavras, torna-se um verdadeiro testemunho para ti e para todos aqueles que um dia possam ler sobre quem és, o que viveste, o que queres viver, o que sentes e como sentes.

As palavras dão um sentido mais real às tuas experiências, como se fossem a materialização das tuas emoções, dos teus pensamentos e te imprimissem naquela folha para que quando olhares para ti mesmo, possas entender que ainda tens muito para descobrir.

O que a tua vida tem para te dizer? O que tens para dizer da tua Vida?

Experimenta sentar-te e escrever sobre um ou mais momentos da tua vida. Escreve sem juízos de valor, colocando cada emoção, cada pensamento, depois lê o que escreveste com calma e deixa fluir as emoções que existem em ti.

A tua Vida tem muitas palavras para te ditar, permites-te agarrar essa oportunidade?


Ricardo Fonseca

Facebook: Ricardo Fonseca – Escritor

www.semearemocoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s