Um Anel de Fogo: Eclipse Solar

Os cinco meses de 2020 já nos trouxeram mais surpresas do que todo o ano passado! Alguns foram inegavelmente mais negativos outras foram surpresas felizes escondidas. O Universo tem estado bastante ocupado a preparar vários Eclipses para este ano. O Hemisfério Norte acabou de experienciar o Solstício de Verão que aconteceu ontem, dia 20.

Anúncios

Um dia após esse evento, o primeiro Eclipse Solar Anular ocorrerá. Será mais especial, pois criará uma ilusão de um anel de fogo no céu. Mas quando e onde ocorrerá o eclipse solar?
Às 03:45 GMT, a África Oriental testemunhará o início do Eclipse Solar. A totalidade começará uma hora após o início e durará quatro horas. A sombra da Lua mover-se-á pela Terra durante esse período. O Eclipse Solar será visível na península Arábica, África, China, Índia, Taiwan, norte da Austrália, sul da Europa e no grande Pacífico.

No dia 21, a Lua estará na sua maior distância da Terra, o que fará com que pareça menor do que estamos acostumados. À medida que ocorre o eclipse solar anular, a Lua sombreará a Terra, impedindo que os raios do Sol cheguem até nós. E como a Lua não é grande o suficiente para cobrir a totalidade do Sol, ela deixará um círculo externo descoberto. Portanto, irá criar a ilusão do Anel de Fogo.

Outra pergunta que me fazem é esta: O que não fazer durante o eclipse solar anular?
Não olhes diretamente para o Eclipse a olho nú porque podes queimar a retina dos teus olhos. É extremamente perigoso e não é um risco que deves correr durante esta pandemia global. Usa telescópio para ver o Eclipse, caso contrário, usa binóculos ou apenas as câmeras fotográficas comuns.

Anúncios

Mantém-te seguro e aproveita este belo evento Cósmico!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s