A Soma dos dias

Olá, meus amigos, e chegou a última terça feira do mês de junho. Já passou meio ano. Como é que é possível?

O livro escolhido para a nossa rubrica é A Soma dos dias de Isabel Allende. Este é a continuação do livro anteriormente apresentado chamado Paula, mas não só. Allende também nos conta como começou a vida em comum com o Willie e todos os problemas que foram surgindo.

Isabel já estava casada com Willie quando Paula faleceu. Aliás, ele foi um dos seus grandes pilares durante todo o processo. O que ficamos a saber é que antes de se casar com Isabel tinha sido casado duas vezes, das quais resultaram três filhos e um enteado. A filha, Jennifer, foi talvez a maior dor de cabeça de Willie, pois esta caiu no mundo das drogas e da prostituição. Willie fez de tudo para a livrar desse mundo, mas revelou-se infrutífero, pois ela arranjava sempre forma de voltar a essa vida. Jennifer desaparece um dia. Segundos relatos que apurara (Willie era advogado), foi levada por uma carrinha branca e nunca mais apareceu. Para sossegar a alma do seu marido, Isabel simulou um enterro, no mesmo bosque onde tinha deixado as cinzas de Paula. Tal como era dissera, ambas eram muito parecidas e podiam, depois de mortas, velarem uma pela outra.

Jennifer deixara uma filha, a Sabrina, que foi adotada por um casal de amigas de Isabel. Assim, Isabel e Willie conseguiam acompanhar o crescimento da sua neta.

Muitas outras aventuras aconteceram na vida de Isabel. Uma delas, e talvez a mais marcante, foi a nora dela, Celia, ter saído do “armário” e ter dito a todos que era homossexual (ela que tanto abominava os homossexuais, chegando mesmo a dizer que deviam ser todos abandonados numa ilha. Mais uma vez comprovamos que é pela boca que morre o peixe). Escusado será dizer o reboliço que essa notícia causou na tribo de Isabel (o modo carinhoso que Isabel se referia à sua família). Celia provinha de uma família muito religiosa, até tinha andado num colégio de freias. Nico, o marido, fica de rastos, mas com o avançar dos anos refaz a sua vida amorosa com Lori. Até Ernesto, que pensou que não voltaria a amar, conheceu Giulia com quem teve um casal de gémeas. Isabel acredita que foi Paula quem colocou Giulia no caminho de Ernesto. Quem sabe se não foi mesmo verdade?

Enquanto todas as estas avalanches aconteciam na vida de Isabel, criatividade não lhe faltava e continuava a criar personagens para as suas histórias, baseadas em pessoas de carne e osso. Encontrou as personagens para alguns dos seus livros mais marcantes como Afrodite, a Filha da Fortuna, Inês da minha alma, A Cidade dos Deuses Selvagens, inspirada nos seus netos, entre outras obras. Alguns deles foram adaptados ao grande ecrã, nomeadamente A Cidade dos Deuses Selvagens, que contou com Antonio Banderas no elenco principal.

Tendo Paula como ouvinte dos seus pensamentos, Isabel conta-nos o dia à dia da sua “tribo”e de todos aqueles que dela quiseram fazer parte. Conta-nos que a avò Hilda finalmente juntou-se a Paula, do livro policial que Willie escreveu e teve muito sucesso, das tentativas infrutíferas de Lori engravidar de Nico, de ter sido convidada para reescrever a história de Zorro, do seu “Chile” ter saído finalmente da penumbra e ter entrado numa democracia pela mão de Michelle Bachelet, entre outras coisas que Isabel partilha com Paula.

No fim do livro, partilha connosco que, independentemente os altos e baixos, ela e o Willie estão destinados a ficarem juntos …

“Abraçados, leves na água quente, iluminados pela luz ambarina das velas, senti que me fundia nesse homem com quem percorrera um caminho longo e abrupto, em que havíamos tropeçado, caído, nos tínhamos levantado de novo, entre zangas e reconciliações, mas sem nunca nos trairmos. A soma dos dias, as dores e as alegrias partilhadas já eram o nosso destino.”

Até para a semana …

TCR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s