Bloco de Notas

Cuidar

Como enfermeiro escrever sobre magia na área da saúde pode parecer controverso para alguns leitores devido às bases científicas nas quais assenta a nobre arte da enfermagem. 

A palavra magia, dentro de muitos significados, pode ser descrita como a produção de atos extraordinários e como fascinação e encanto. Por outro lado o cuidar pode ser definido como o interesse por si mesmo ou alguém e prestar atenção a algo ou alguém. É com estas definições que quero escrever sobre a magia do Cuidar!

Anúncios

Somos cuidadores por natureza, aprendendo desde muito cedo a tomar conta em primeiro lugar, dos nossos brinquedos, a responsabilizarmo-nos pelas tarefas, a interessar-nos pelo nosso bem-estar, pela nossa saúde evitando as doenças e outros malefícios que possam surgir. A prevenção da doença só pode ser realizada com a aquisição de conhecimentos que consequentemente levará à tomada de decisões e á realização de gestos promotores de saúde. Desde estes instantes que fazemos magia e estamos a cuidar.

Uma das facetas com mais magia do cuidar é a maternidade/paternidade! A chegada de um filho, além de ser uma das maiores provas reais do Amor, incute uma das maiores responsabilidades associadas ao cuidar relacionadas com o instinto de proteção, de dedicação, com os sonhos, as expetativas, o amor. Aqui surge a magia, porque com e pelos nossos filhos produzimos os atos mais extraordinários, encantando e fascinando aqueles que nos rodeiam e fazem parte destes momentos.

Na área profissional cada profissional de saúde, independentemente da sua área de atuação, é mágico. Falar de magia no cuidar, não é associar de todo, às questões dos milagres e dos processos de cura recorrendo a produtos “mágicos”, mas sim falar de todos os atos que realizam com efeitos extraordinários nos utentes e em todos os seus praticantes. 

Anúncios

Os profissionais de saúde são promotores de felicidade, através da realização de cada ato com e por amor e consequentemente produzem magia em cada cuidado exercido, criando estupefação, fascinação e encanto em cada utente, familiar e profissional que com eles se relacionam. Todos os atos realizados com e por Amor são mágicos criando as mais belas sensações nos utentes, ativando processos de cura pela promoção da esperança, felicidade e potenciando todo um sistema de crenças.

Escrever sobre a magia do cuidar é fazer com que cada leitor inicie uma viagem até um dado momento da sua vida em que esteve doente e que por instantes se concentre nesse momento e consiga identificar os cuidados que recebeu, o amor que sentiu e os efeitos mágicos que sentiu na sua vida e no seu processo de cura. Cada leitor conseguirá certamente reconhecer que já sentiu e viveu a magia do cuidar.

Um outro aspeto relacionado com a nossa saúde, é o conjunto de decisões e escolhas que realizamos para sermos mais saudáveis, nos sentirmos mais confortáveis e nesse instante em que escolhemos, estamos a promover a magia na nossa vida.

Através dos hábitos de vida saudáveis, transversais a vários setores como a alimentação, exercício entre outros, sentimos grandes mudanças a serem operacionalizadas no nosso corpo físico e emocional, criando sensações de encantamento connosco próprios e proporcionando um novo olhar para o que nos rodeia. Viver saudavelmente é observar cada pormenor com encanto e integrar cada pormenor no nosso processo de crescimento e desenvolvimento.

Anúncios

Sim, para o caso de se estarem a perguntar, existe imensa magia no Cuidar! Magia que é sentida em simples pormenores como o toque terapêutico utilizado em diversas terapias; como a escuta ativa e empática proporcionando sentimentos de pertença e de dedicação; como o abraço, o sorriso, o silêncio cúmplice e disponível. Acontece magia em cada relação empática associada aos cuidados que prestamos a todos aqueles a quem dedicamos a nossa atenção.

Cuidar é fazer magia! É realizar e promover a realização de gestos extraordinários que potenciarão o cuidar como uma corrente intrínseca a cada pessoa que ao cuidar está a ser cuidado, que está a sentir e a promover magia! Não é preciso utilizar grandes gestos, não são necessárias grandes ferramentas, apenas e tão-somente é preciso cuidar com humildade, sinceridade, disponibilidade e empatia.

Cada um de nós tem a magia dentro de si! Cada vez que cuidamos de nós próprios e de alguém estamos a promover a magia do amor, da partilha e a promover a saúde em todos os seus níveis e contextos. Ser mágico, na área da saúde, é ser promotor de bem-estar, esperança e felicidade, é cuidar de forma holística e é relacionar com o outro com e por amor e nesse instante, a magia acontece.

Que cada um de nós seja mágico e sinta a magia no seu cuidar!


Ricardo Fonseca

Facebook: Ricardo Fonseca – Escritor

www.semearemocoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s