Bloco de Notas

Missão de Vida: qual é a sua?

Muitas pessoas ao longo da sua vida questionam-se sobre qual será a sua missão de vida, qual será o seu propósito de vida, muitas vezes aliciados pelas notícias que leem ou assistem nos vários meios de comunicação social, através dos mais diversos testemunhos. Outras vezes a questão da missão de vida prende-se com a sensação que falta algo nas suas vidas, algo muito maior do que vivem neste momento.

A missão de vida de uma pessoa não tem que ser algo grandioso ou algo quase transcendente, pois pode ser encontrada nas mais simples etapas da nossa vida e, acima de tudo, nunca será igual à missão de vida de outra pessoa, por mais que ambas as pessoas possam desenvolver as mesmas coisas. Cada missão de vida é única, tal como cada ser humano é único.

Anúncios

No que diz respeito a entender e encontrar a missão de vida, muitas pessoas sentem alguma frustração, pois entendem que tem que ser algo grandioso e transformador, tendo em conta o que assistem e veem quando alguém fala sobre a sua missão. Com esta frustração a pulular na sua mente, muitas pessoas ficam quase que atónitas e a tentar compreender o seu propósito, quando muitas vezes já o estão a viver.

A missão de vida de uma pessoa pode estar associado, em alguns casos, ao trabalho que a pessoa desenvolve no seu dia-a-dia, pois torna-se uma missão de vida quando há uma devota entrega ao que faz, da forma como o faz e marca a vida de outras pessoas. Exemplificando o que acabei de escrever, por exemplo, quem trabalha no atendimento ao público, pode estar a viver a sua missão, pela forma como sorri, como cuida das necessidades do outro, como marca a vida de quem atende.

Mas afinal o que é a missão de vida? Tenho mesmo que ter uma missão de vida? Estas são as questões que muitas pessoas têm na sua mente, cada vez que ouvem a falar sobre missões de vida, o que as leva a questionar-se, a duvidar (em muitos casos) de si mesmo, por não sentir essa necessidade de ter e viver uma missão de vida. De fato, ninguém tem que ter a dita missão de vida para viver em pleno, para estar bem consigo mesmo e se sentir feliz, sendo algo muito pessoal e tem que ser algo sentido verdadeiramente pela pessoa.

Anúncios

A missão de vida é para muitas pessoas uma entrega dedicada a algo, é viver algo que acreditam que é o seu propósito de vida e que dá sentido à mesma, atingindo uma sensação de bem-estar, de felicidade, de compromisso, de satisfação. Viver a missão de vida é, para essas pessoas, viver algo de forma majestosa, ajudando alguém no seu percurso de vida, usando as suas capacidades, habilidades, emoções, experiências e vivências.

Se me permitem partilhar uma experiência pessoal, posso vos dizer que encontrei a minha missão de vida há alguns anos atrás, quando comecei a cuidar de pessoas de um modo especial, tanto como enfermeiro, escritor, cuidador informal, voluntário de uma associação. Sim, sinto que a missão de vida é cuidar do Outro, de forma dedicada e atento ao Outro de forma plena e tendo em conta o seu todo. Vivo esta missão de vida de forma simples, dedicando-me à mesma, muitas vezes inconscientemente, mas sabendo que estou no caminho que me encontrou e que quero viver.

Por isso, muitos de vós, pode estar a viver a sua missão de vida através do vosso trabalho. Parem um pouco e reflitam como se sentem ao desempenhar as vossas tarefas, além da racionalidade das experiências e permitindo que as vossas emoções fluam livremente. O que sentem quando pensam nisso? Como se sentem? 

Não existem regras que moldem este processo de encontrar a nossa missão de Vida, porém para quem se questiona sobre a mesma, um dos passos primordiais é assumir o que sentimos genuinamente quando vivemos algo que sentimos ser o nosso propósito de vida. De igual modo, pode ser fundamental participar ativamente na sua redescoberta e avaliar os passos dados e as marcas que foram deixadas ao longo da sua caminhada, pois essas marcas, que se perpetuam na vida do Outro, são sinais de que se pode estar a viver a tão proclamada missão de vida.

Anúncios

Do mesmo modo, se não sente qualquer necessidade em viver a sua missão de vida ou encontrar o seu propósito, não tem que se sentir mal, frustrado ou diferente daqueles que admitem viver a sua vida. Cada ser humano é único e tem uma ferramenta muito poderosa na sua vida que é o livre arbítrio, ou seja, cada pessoa pode escolher viver ou não viver a sua missão de vida, desde que se sinta bem com essa mesma escolha. 

Um dos ajustes necessários, neste momento, sobre esta questão de viver a missão de vida, é que cada um deve encontrar a sua missão de vida de forma natural, precisa sentir que quer encontrar a sua missão, sem se permitir influenciar por todos aqueles que reivindicam que todas as pessoas têm que ter uma missão de vida para serem felizes, o que não é de todo verdade. Cada pessoa saberá melhor que qualquer outra, como quer viver s sua vida.

No entanto, tendo todos estes conceitos em conta, gostaria de partilhar umas questões sobre a missão de vida para que possa refletir no seu dia-a-dia, ou seja, como gostaria de viver a sua missão de vida? Gostaria de encontrar e compreender a sua missão de vida? Precisa encontrar a sua missão de vida? O que mudaria na sua vida encontrar a sua missão de vida?

A sua missão de vida será algo que lhe irá proporcionar emoções positivas, porém não se ode esquecer que quando assumimos a nossa missão de vida, poderemos encontrar obstáculos pelo caminho, pois nem todas pessoas estão preparadas para tal. Ao mesmo tempo não se esqueça que já poderá estar a viver a sua missão de vida, no seu trabalho, na sua rede de amigos e na sua comunidade, sendo algo tão simples, mas que faz todo o sentido para o seu viver.


Ricardo Fonseca

Facebook: Ricardo Fonseca – Escritor

www.semearemocoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s