SENTIR….Empatia

Cá estamos para voltarmos a Sentir. Sentir faz parte da vida, mas, por vezes, não nos permitimos sentir. Existia um poeta, que tinha vários heterónimos, de seu nome Fernando Pessoa, que tinha um heterónimo que queria sentir tudo, de todas as maneiras. E esta é a melhor descrição da nossa rubrica. Vamos Sentir?

Hoje trago-vos uma emoção mais positiva, mas que nem sempre está muito presente na nossa vida quotidiana, podemos considerar mais um traço de personalidade do que propriamente uma emoção. Hoje, vamos falar de Empatia e como a podemos aumentar e sentir. Contudo, é preciso primeiro compreendê-la.

Anúncios

Esta palava mágica e super poderosa, de origem grega, significa ter a habilidade de entender a necessidade do outro. É sentir o que uma pessoa está a sentir, é colocar-se no lugar dela e ver o mundo pela sua perspetiva. É ter a sensibilidade de ouvir alguém na essência e entender os seus desconfortos e as suas alegrias, ver as suas vitórias, conquistas e alegrias, mas também é ver as suas tristezas. De modo geral, a empatia é a capacidade que uma pessoa tem de vivenciar a dor e a alegria da outra, mesmo que a ligação entre elas não seja algo extraordinário, surreal ou de outra vida. Basta apenas que se tenha o coração aberto para entender que cada ser humano é único e passa por situações distintas, que acabam por o moldar.

Basicamente, não é necessária uma relação entre os envolvidos. Pode-se ver a empatia a agir entre pessoas desconhecidas, mas que estejam a viver algo no mesmo espaço e tempo. É importante ressaltar que não podemos simplesmente ver os problemas e as alegrias de alguém com os nossos olhos, como se fossem os nossos, com a a nossa experiência, com a nossa bagagem emocional e achar que absorvemos o que o outro está a passar. Cada um passa por uma série de acontecimentos que forma a sua personalidade e consequentemente a sua vida. Não podemos achar que alguém tem um problema pequeno ou uma felicidade exacerbada porque não a vemos assim.

Anúncios

A Empatia é um sentimento, é uma qualidade do ser humano. Porém, não são todas as pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade. Não são todos os que nascem com empatia agarrada ao seu ser. Alguns possuem grande dificuldade em desenvolvê-la. Desenvolver a empatia exige inteligência emocional e psicológica, sendo esta já existente ou a ser desenvolvida. Nem todos possuem uma grande inteligência emocional para lidar com situações onde a empatia se faz necessária, mas é algo a ser desenvolvido.

Se pararares e pensares, vais ver que para ter empatia, é preciso, minimamente, saber ouvir e simpatizar com as dificuldades do outro. Aquelas pessoas que possuem traços de psicopatia na sua personalidade, geralmente, não conseguem ou não possuem a habilidade de desenvolver a empatia em qualquer forma. Mas lembra-te que existem casos de pessoas que não possuem nenhuma psicopatia e ainda assim não conseguem desenvolver o sentimento de empatia por outras pessoas. São, normalmente, pessoas com um grau elevado de egocentrismo e que apenas veem as suas habilidades pessoais ao passar por problemas ou a lidar com situações adversas.

Anúncios

Sentir Empatia é ouvir o Outro. É colocar-se em no lugar do outro! É abandonar todos os julgamentos e basicamente Sentir! Sente a empatia e começa agora a executá-la na tua vida. Sê mais feliz, aplica a Empatia na tua vida e vê a mudança começar a acontecer, sê a mudança que queres ver no Mundo!


Até daqui a Quinze dias

Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s