Sentir … Nostalgia

Cá estamos para voltarmos a Sentir. Sentir faz parte da vida, mas, por vezes, não nos permitimos sentir. Existia um poeta, que tinha vários heterónimos, de seu nome Fernando Pessoa, que tinha um heterónimo que queria sentir tudo, de todas as maneiras. E esta é a melhor descrição da nossa rubrica. Vamos Sentir?

A emoção que hoje vos trago requer de nós uma reflexão. Proveniente da palavra francesa nostalgie, define-se como uma estado melancólico causado pela falta de algo ou alguém, que poderá causar uma tristeza profunda, tristeza essa provocada pela saudade que sentimos desse algo ou alguém.

Durante a quarentena que nos foi imposta , devido a um inimigo invisível, fomos obrigados a afastarmo-nos de quem amávamos e esse afastamento fez-nos sentir um pouco nostálgicos, sobretudo quando nos lembrávamos dos bons momentos passados juntos, Por vezes, é necessário recordar para nos sentirmos vivos e para percebermos o que perdemos. Isto também nos ensina que não devemos dar nada como garantido, pois de um momento para o outro perdemos, quer seja momentaneamente, quer seja definitivamente. A nostalgia serve para nos mantermos vivos e para percebermos que sem os outros não existimos.

Por isso, peço-vos que façam uma pequena reflexão: sentem-se num sítio calmo, com música ambiente ou não, e pensem em algo ou alguém, que num determinado momento da vossa vida, foi importante para vocês. Perguntem a vós mesmos: trataram esse algo ou alguém como merecia? Foram totalmente sinceros na forma de tratamento? Se não, o que poderiam ter feito de diferente?

Apesar da sua conotação um pouco negativa, a nostalgia permite-nos repensar nos nossos atos e perceber o que podemos melhorar no futuro. Por vezes, é necessário recordar o passado para se ter um futuro mais risonho.

Até daqui a quinze dias!

Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s