Bloco de Notas

Amar e viver o Amor

“Somos todos cuidadores em diferentes e vários contextos, consciente, inconscientemente, pessoal ou profissional. No meu caso além do cuidar pessoal vivo o cuidar na minha profissão (gosto mais de chamar Vocação!).

Anúncios

Tal como qualquer forma de arte o cuidado pode e deve ser aprimorado, adaptado às circunstâncias, às pessoas.

Deve ser sentido genuinamente e não catalogado, muitas vezes a nível profissional, como uma obrigação da profissão.

O cuidar vai além das técnicas, das ferramentas profissionais, da validação de competências, pois assenta fundamentalmente no SENTIR, no INTEGRAR, no ESCUTAR, no ESTAR, no SER e no AMOR!

Anúncios

Podemos dizer que cuidamos e basicamente nos limitamos a fazer algo por alguém sem o impacto que o cuidar tem em nós e no outro e outras vezes Cuidamos e nem nos apercebemos e é neste último ponto que está toda a beleza pela genuinidade deste ato de amor.

Cuidar é SENTIR cada um de nós como um todo com múltiplas necessidades, com diversos sonhos, com apelos silenciosos, com mãos para afagar, com clamores lacrimejantes no olhar, com palpitações irregulares do medo e da incerteza. 

Anúncios

Cuidar é dar quem somos, o que temos e permitir receber de quem nos quer dar, ajudar, apoiar. É uma reciprocidade que alimenta a Alma, o Ego, o Coração.

Vivi neste ano momentos únicos de Cuidar! Cuidei, cuidei-Me, fui cuidado e sempre com a certeza que calcorreei pequenos passos que marcaram o meu caminho individual e coletivo da felicidade.

Anúncios

Um desejo associado a esta reflexão? Que muitos de nós aperfeiçoem o seu lado de Cuidador, que permitam ser Cuidados e que sintam no seu coração o verdadeiro sentido de Cuidar!”


Ricardo Fonseca

Facebook: Ricardo Fonseca – Escritor

www.semearemocoes.com

Anúncios
Anúncios
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s