Ambientes mal iluminados adoecem a Casa

A presença de espaços abertos num ambiente, como portas de varandas e janelas amplas, permite a entrada de luz natural direta ou indiretamente, tornando os espaços mais saudáveis. De acordo com os princípios do Feng Shui, o ideal é que todos os ambientes recebam luz natural, que traz as forças vitais fornecidas pelo sol e pela natureza, favorecendo a circulação de energia vital (chi). Mas nem sempre isso é possível, dependendo da construção, da localização e do clima da região do imóvel.

Anúncios

É preciso observar as divisões e cantos que não recebem luz, pois espaços escuros tendem a adoecer com energia estagnada.

O mesmo vale para locais com cores escuras, móveis altos, cortinas e persianas, despensas, quartos e banheiros de empregada. Nestes casos, os recursos de iluminação ajudam a renovar as energias, afastar a estagnação e a negatividade, ampliar os ambientes e harmonizar cantos e cômodos vazios e esquecidos.

E a iluminação envolve: lâmpadas de todos os tipos, lustres, spots, lamparinas, arandelas, luminárias e abajures, que podem ser usados de acordo com a função do cômodo e o estilo de decoração dos moradores.

Anúncios

Lembra-te que as luzes têm o poder de ativar o chi (energia vital), pois simbolizam futuro, esperança e percepção da realidade. Por isso, não deixes locais e soquetes vazios, troca rapidamente as lâmpadas queimadas, essa dica vale para todos os tipos de iluminação. E, sempre que possível, escolhe lâmpadas que consomem pouca energia e se aproximam mais da representação da luz natural.

Anúncios

Dicas para a iluminação

  • Priorize, sempre que possível, a iluminação natural, cria espaços e aberturas para entrada da luz solar, direta ou indiretamente.
  • Prefira lâmpadas incandescentes quando precisar reproduzir uma luz natural no ambiente.
  • Economiza energia com lâmpadas frias, mas prefira aquelas com espectro amarelo.
  • Evita lâmpadas fluorescentes, por causa do reator externo (lâmpadas de tubo).
  • Usa luminárias, abajures e iluminação indireta no fim do dia e à noite, para criar aconchego e economizar energia.
Anúncios
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s