Quatro Regras para o Desapego Emocional

Quando normalmente ouvimos essas duas palavras, Desapego Emocional, por norma podem sentir egoísmo ou frieza. Também podem fazer a ligação com a libertação emocional. Entender a primeira palavra, desapego, dentro num contexto de crescimento pessoal, reterá um forte valor interior que cada pessoa deve aprender a desenvolver. Quando praticas o desapego, não significa que desistes de tudo que é importante para ti ou quebra laços úteis com aqueles que amas, mas significa que sabes como apreciá-los, amá-los e envolveres-te num relacionamento com eles tendo uma perspetiva mais saudável e equilibrada

Anúncios

Por outro lado, a libertação emocional permite que vivas honestamente, cresças e aconselhes com sabedoria, sem causar dor a ninguém. Estas são as quatro leis da liberação emocional e também do desapego.

Em primeiro lugar. Assume as responsabilidade das tuas próprias ações! És aquele que criaste a tua vida, pois ninguém mais tem a capacidade de viver ou respirar só por ti, nem mesmo de suportar as dores e tristezas que sentes. Cada passo que estás a dar é muito importante nessa caminhada.

Lembra-te desta lei que ajudara-te a entender que, simplesmente, és a pessoa que tem a responsabilidade de ti mesmo. Não é o teu pai, nem o teu cônjuge, nem os teus filhos – tens de ser tu. Não deves culpar as outras pessoas pelas tuas ações. Além disso, não penses que precisarás de um parceiro ideal para levar uma vida feliz e plena. És suficiente.

Não tomes a opinião das outras pessoas como uma medida para a tua felicidade e satisfação, pois não vais conseguir nada mais, a não ser dor e sofrimento. Outras pessoas não podem atender às tuas próprias necessidades. Além disso, lembra-te de que precisas de crescer e assumir a responsabilidade das tuas próprias ações e decisões.

Anúncios

Viver no presente e aceitar a realidade
Frequentemente, as pessoas acham difícil fazer as pazes com a vida e a sua natureza. Eles se esquecem de que nada é permanente e tudo muda. Isso é vida. ‘Perpetuum Mobile’. Cada coisa flui e segue no seu próprio curso.

Muitos de nós ainda nos concentramos no passado e achamos difícil amar a vida presente. Outros se concentram no futuro e no que está por vir. Eles também têm as cabeças presas em prever o futuro enquanto perdem muitas coisas boas que estão acontecendo com eles AGORA.

Não importa o quão doloroso seja o esquecimento do passado, tens de aceitá-lo. Tenta entender que ele simplesmente desapareceu e aprende a perdoar também. Isso definitivamente vai dar-te liberdade e até mesmo ajudante a te concentrares em assuntos importantes – o presente, e apenas o presente. Liberta-te das garras do teu próprio passado, pois o futuro não é ENTÃO, mas é AGORA. Cada segundo seguinte é o futuro.

Anúncios

Liberta-te e aos outros
Tens de entender que a liberdade é provavelmente a forma mais saudável, completa e plena de desfrutar, bem como de compreender a vida como um todo. Quando estás livre, podes criar conexões com outras pessoas. Portanto, algumas das coisas que fazem parte do teu crescimento pessoal são construir relacionamentos, amar outras pessoas e, o mais importante, ser amado.

O desapego dirá-te que não precisas de assumir a responsabilidade pela vida das outras pessoas e que elas não poderão magoar-te se não permitires. Assumir a responsabilidade por outra pessoa só vai trazer-te sofrimento. Em casos como este, o distanciamento é fundamental.

Anúncios

Não podes ganhar sempre
Tens de aceitar o fato de que nada nesta vida pode durar para sempre. Relacionamentos, vida ou bens materiais existem agora, mas isso não significa que permanecerão para sempre.

Na vida perderás algumas pessoas. Alguns ficarão distantes, outros se mudarão para lugares diferentes, as crianças crescerão e alguns morrerão. Cada coisa na tua vida está relacionada com a tua aprendizagem e prática de desapego. Tens de entender que tudo é normal e enfrentar a situação com coragem, postura e tranquilidade.

Anúncios
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s